Portal da Cidade Umuarama

CMDI

Conselho dos Direitos do Idoso elege conselheiros para novo mandato

Foram eleitos 20 conselheiros que devem atuar controlando e formulando políticas públicas para pessoas idosas

Publicado em 14/05/2019 às 01:57

Eleição ocorreu na última sexta e reuniu representantes de diversas entidades (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Umuarama teve na última sexta-feira (10) eleição para os novos conselheiros representantes da sociedade civil, que terão mandato no biênio 2019/ 2021. Foram eleitos 20 conselheiros – 10 titulares e 10 suplentes – que serão empossados em 28 de junho, na Secretaria Executiva dos Conselhos, assim como os representantes governamentais indicados pelo Executivo Municipal.

“O trabalho do conselho não é apenas representativo. Este colegiado tem a competência de formular, deliberar e controlar as ações de implementação das políticas públicas para as pessoas idosas, que visam a melhoria do atendimento ao idoso e a garantia dos seus direitos”, ressaltou a presidente em exercício do CMDI, Sebastiana Ruiz Garcia. A eleição foi organizada pela Comissão Especial Eleitoral do conselho.

Foram eleitos como conselheiros, representantes de instituições e entidades da sociedade civil ligados à defesa dos direitos e ao atendimento ao idoso, legalmente constituídas e funcionando há mais de um ano.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizam no próximo dia 5/06, no salão de eventos da Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: “Os Desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Antecedendo o evento, no próximo dia 30 será realizada uma pré-conferência na unidade local do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Eleitos e Suplentes

Casa da Sopa Dr. Leopoldino – Titular: Aramis Welliton de Freitas e suplente: Isabela Gomes Simões; Lar São Vicente de Paulo – Titular: Zélia Aparecida Serralbo e suplente: Anna Marcella Genaro; e Apromo – Titular: Ronaldo Pereira Barboza e suplente: Magna Regina de Souza Jesus.

Representantes de usuários de serviços, programas, projetos e entidades ligados à defesa ou ao atendimento ao idoso – Titular: Ivone de Araújo, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI), e suplente: Genuíno Venceslau Pinto, da Casa da Sopa Dr. Leopoldino; Titular: Paulo Roberto Nunes Silveira da Casa da Sopa Dr. Leopoldino e suplente: Braz João Grilo, do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA); Titular: Valfredo Graci (do SCFVI) e suplente: Valdeci dos Santos Aguera, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Padre Manuel da Nóbrega.

Representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) – Titular: Marco Sakichi Kanno Suguimati e suplente: Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto (Universidade Paranaense – Unipar).

Representantes de categorias profissionais afetas à defesa ou ao atendimento ao idoso: Titular: Gilianny Rocatto Teixeira, do Conselho Regional de Farmácia, e suplente: Janeth Knoll Inforzato, do Conselho Regional de Psicologia.

Representantes de entidades religiosas – Titular: Sônia Maria Lopes Ferreira e suplente: Ademir Paulino (ambos da Mitra Diocesana de Umuarama).

Representantes de movimentos e/ou entidades comunitárias – Titular: Marisa Daniel (Associação de Moradores do Conjunto Sonho Meu) e suplente: Fabiano Alencastre de Souza (Associação de Moradores do Conjunto Ouro Branco).

Fonte:

Deixe seu comentário