Portal da Cidade Umuarama

Segurança

Conseg lança cartilha com dicas para inibir crimes no comércio de Umuarama

Segundo especialistas, medidas trazidas pela cartilha podem reduzir consideravelmente a probabilidade de delitos como furtos e roubos

Publicado em 07/08/2020 às 05:38
Atualizado em

Em 32 páginas, o impresso esboça, com clareza e objetividade, a "arquitetura contra o crime" (Foto: Aciu)

Nas próximas semanas, 4.500 exemplares da cartilha "Por um Comércio Mais Seguro" serão distribuídos nas empresas de Umuarama. O material foi editado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Faculdade Alfa, Intercom Contabilidade e Sicoob.

"O conteúdo reforça o que já alcançamos em termos de segurança no município graças à parceria entre as instituições de segurança e a sociedade organizada", explica o presidente, o jornalista Elizeu Vital. "Umuarama, atualmente, apresenta índices de criminalidade bem reduzidos em relação a cidades do mesmo porte, mas acreditamos ser necessário não esmorecer nesse quesito e avançar sempre", ressalta.

"Nossa entidade não poderia deixar de apoiar a iniciativa, que é simples e ao mesmo tempo de grande valia" destaca o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

Em 32 páginas, o impresso esboça, com clareza e objetividade, a "arquitetura contra o crime", conjunto de metodologias acessíveis e recomendações respaldadas por especialistas.  

A adoção dos dispositivos e procedimentos adequados, como não manter uma arma de fogo no estabelecimento, é um dos tópicos abordados. Ricamente ilustrado, permite a utilização didática em escolas, seguindo parâmetros congruentes de faixa etária.

O delegado-titular da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes, o tenente-coronel Carmelito dos Santos, comandante do 25º BPM, o secretário municipal de Defesa Social, Valdecir Gonçalves Capelli, e o inspetor Valdiney Rissato, comandante da Guarda Municipal, participaram da apresentação da cartilha, na manhã desta quinta-feira (6), na Aciu.

Todos concordam que a efetivação das medidas apresentadas pode reduzir consideravelmente a probabilidade de crimes como furtos e roubos. "É importante ter em mente que elas não devem ser únicas, mas compor uma cultura de prevenção", pondera Vital.

"A participação do cidadão é de extrema importância na questão da segurança", pontua o tenente-coronel Carmelito dos Santos, que menciona outras ações em fase de estruturação, como a formação de grupos de WhatsApp reunindo empresários do comércio, tornando mais dinâmica a comunicação, e palestras.

Todos concordam que a efetivação das medidas apresentadas pode reduzir consideravelmente a probabilidade de crimes como furtos e roubos

A adoção dos dispositivos e procedimentos adequados, como não manter uma arma de fogo no estabelecimento, é um dos tópicos abordados

Fonte:

Deixe seu comentário