Portal da Cidade Umuarama

Ciamp-Rua

Começa o trabalho do comitê que irá monitorar população em situação de rua

Os desafios são grandes e requerem o engajamento das diversas forças políticas, em um esforço coletivo envolvendo poder público e a sociedade civil

Publicado em 06/02/2023 às 08:55
Atualizado em

A primeira reunião oficial do Ciamp-Rua foi extraordinária, tendo na pauta apreciação e aprovação da ata da reunião de posse dos membros, a votação do regimento interno e definição do calendário de reuniões para 2023 (Foto: Assessoria)

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua (Ciamp-Rua Umuarama) realizou nesta sexta-feira (3) a sua primeira reunião extraordinária depois de uma longa caminhada que culminou com a eleição da diretoria, no final do ano passado. O coordenador Roger Bruno Brambila Giopatto lembra que foram praticamente seis anos entre o início das discussões e a composição do comitê.

A assembleia foi realizada na sala de reuniões da Secretaria-Executiva dos Conselhos. “É com muita alegria que nos reunimos para dar início aos trabalhos deste comitê com a expectativa de que ele venha a somar com as políticas municipais e o atendimento à população em situação de rua”, disse o coordenador.

A primeira reunião oficial do Ciamp-Rua foi extraordinária, tendo na pauta apreciação e aprovação da ata da reunião de posse dos membros, a votação do regimento interno e definição do calendário de reuniões para 2023. As datas escolhidas para reuniões ordinárias foram 15 de fevereiro, 19 de abril, 21 de junho, 16 de agosto, 18 de outubro e 13 de dezembro, com início sempre às 8h15. Ao longo do ano também poderão ser realizadas assembleias extraordinárias, convocadas conforme o regimento.

O prefeito Hermes Pimentel empossou os integrantes (titulares e suplentes) no início de novembro de 2022 e em seguida foram eleitos os membros da primeira mesa diretora, tendo Roger Bruno como coordenador e José Lopes Junio dos Santos como vice. O Ciamp-Rua é composto por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos e deve reforçar com ações o compromisso do Estado em garantir os direitos à população em situação de rua.

Os desafios são grandes e requerem o engajamento das diversas forças políticas, em um esforço coletivo envolvendo poder público e a sociedade civil organizada. “Em nome do comitê quero agradecer a todos os envolvidos, membros do comitê e comissões provisórias que trabalharam para conseguirmos montar o Ciamp-Rua neste longo período de seis anos, até chegarmos hoje na primeira reunião”, afirmou Roger Giopatto.

E continuou: “Começamos as discussões lá em 2017 e agora, no início de 2023, finalmente inicia o trabalho efetivo”, completou. Na próxima reunião ordinária, marcada para 15 de fevereiro, algumas proposições de discussões serão discutidas para nortear as ações ao longo do ano.

Fonte:

Deixe seu comentário