Portal da Cidade Umuarama

No aniversário

Com muita história, filme mostra Umuarama com seus 17 anos; veja o vídeo

Muitas curiosidades, entre elas a inauguração da praça Santos Dumont e um jogo com o São Paulo no Gigante da Baixada são retratadas no vídeo

Postado em 07/02/2019 às 11:44 |

Além de trazer o apelido que caracteriza a cidade como Capital da Amizade, a narrativa já enaltece Umuarama como grande metrópole (Foto: Reprodução/Vídeo)

Um vídeo que circula pela internet (veja abaixo), e que tem chamado a atenção de muitas pessoas, exibe a prosperidade de Umuarama quando essa comemorava aniversário de 17 anos. Narrado por Maurício Cadamuro, com texto de Rilton Fiuza Melito e direção de Renato Melito, a filmagem foi elaborada institucionalmente para a administração do então prefeito de Umuarama, João Cioni Neto.

Além de trazer o apelido que caracteriza a cidade como Capital da Amizade, a narrativa já enaltece Umuarama como grande metrópole que tem em sua infraestrutura, como ruas asfaltadas e na estação de tratamento de água com capacidade prevista para 200 mil habitantes, apenas uma de suas grandes qualidades. 

Sobre uma cidade sem edificações altas como as vistas atualmente, sobressai, como é comum aos templos religiosos católicos, a arquitetura metafísica da Matriz São Francisco de Assis. Outro prédio de destaque é o da recém-inaugurada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que retratava o potencial educacional da época.

Uma das curiosidades demonstradas pelo vídeo são as máquinas abrindo as matas para a construção de rodovia asfaltada que ligaria Umuarama até o Rio Paraná, e posteriormente, via balsa ao estado do Mato do Grosso, que ainda não havia sido desmembrado. Aliás, pertencente a Umuarama no período, era pelo porto Figueira que era transportada a madeira, grande fonte de riqueza da região.

No esporte, a paixão nacional era valorizada com o Estádio Municipal Lucio Pipino, também apelidado de Gigante da Baixada. Com capacidade para 60 mil visitantes, era nele que os amantes do futebol torciam pelo saudoso Tigrão. Para marcar os 17 anos de Umuarama, houve uma partida com o São Paulo, e homenagem ao ilustre Vicente Ítalo Feola – um dos maiores craques brasileiros, que esteve presente na festa.

A nossa ilustre praça Santos Dumont também é retratada nas imagens e em um momento especial: sua inauguração. Construída em 90 dias, o marco, livre entre a imensidão, centro do município ostentava em seus pilares a bandeira do Brasil e em ato democrático, a festa foi marcada por um culto ecumênico – enaltecendo o caráter cristão dos pioneiros.  

Claro, no vídeo não poderia faltar imagens do que sempre foi uma tradição em Umuarama. Um desfile colorido realizado por alunos e colônias de imigrantes, com a presença de fanfarra e representantes do Governo Militar, marca o aniversário de 17 anos da Capital da Amizade. Mas o curioso fica por parte dos carros alegóricos puxados por tratores e que enalteciam o esforço contra o analfabetismo a partir do programa Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização.

O desfile também deixa claro que naquele momento a economia de Umuarama era alavancada pelo algodão, café e amendoim e que a cidade já tinha uma pela Miss, a “senhorita Elizabete Navarro”, como o locutor faz questão de dizer. Entretanto, a informação de que na época Umuarama tinha 140 mil habitantes deixa claro que a vocação agrícola da cidade sofreu muitas alterações, principalmente pelas mudanças de mercado e nas condições climáticas.

 Mas da época até hoje Umuarama mudou muito, e os obstáculos que surgiram apenas fizeram com que a cidade buscasse formas de superação que resultaram em uma cidade prospera, símbolo do noroeste paranaense. E, para constatar isso, basta ver abaixo o vídeo de comemoração dos 17 anos da Capital da Amizade.


Fonte:

Deixe seu comentário