Portal da Cidade Umuarama

Novo regime

Colégio Hilda Kamal contará com aulas em tempo integral a partir de fevereiro

São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos

Publicado em 22/01/2020 às 07:33
Atualizado em

O protagonismo juvenil compõe o eixo central do modelo pedagógico (Foto: Google Street View)

Enquanto a maioria dos alunos da rede estadual volta às aulas em 5 de fevereiro, os estudantes do colégio estadual Professora Hilda Kamal, em Umuarama, que passa a contar com o regime de Educação em Tempo Integral (ETI), retomarão os estudos no dia 10 do mesmo mês.

De 3 a 7 de fevereiro, as equipes da instituição vão passar por formação específica relativa aos novos modelos de gestão e também pedagógico. 

Os dias 15 de maio e 20 e 21 de julho, reservados ao Estudo e Planejamento no Calendário Escolar 2020 regular, serão dias letivos normais para os alunos e para as equipes das escolas de Tempo Integral. Nas unidades de ETI esse trabalho está concentrado em fevereiro. 

Durante o ano, os profissionais do colégio terão diversas formações para adaptação do novo modelo à sua realidade, com oficinas relacionadas ao componente curricular Projeto de Vida, ações voltadas para o protagonismo juvenil e orientações relativas à gestão escolar.

Na prática

 As escolas em tempo integral funcionarão em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais.

O protagonismo juvenil e o Projeto de Vida dos estudantes compõem o eixo central do modelo pedagógico das escolas de ETI. O objetivo é orientar o adolescente para descobrir aonde ele quer chegar e, assim, ajudá-lo nessa jornada.

Serão fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que eles possam explorar em conjunto os seus interesses. Os professores também serão incentivados a ocupar um espaço de mentoria.

Fonte:

Deixe seu comentário