Portal da Cidade Umuarama

agricultura

Chácara é exemplo de sucesso com diversificação e sucessão familiar em Umuarama

Em um espaço de um alqueire, a família produz leite, morango, legumes e verduras. Produtos são comercializados nas feiras da Capital da Amizade

Publicado em 31/07/2020 às 02:31

Propriedade é caso de sucesso a ser seguido por outros produtores do município (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

O prefeito Celso Pozzobom e o diretor de Agricultura e Pecuária do município, Vinícius Chimenez, visitaram uma propriedade rural considerada modelo em Umuarama por conta da diversificação de produtos e do envolvimento familiar na produção, que proporciona bons resultados e qualidade de vida. É uma chácara de um alqueire, localizada na Estrada Irara – com acesso pela Estrada Cedro, próximo ao distrito de Lovat.

Neste pequeno espaço de terras, o produtor Jean Max produz cerca de 500 litros de leite por dia, além de morangos, legumes e verduras que são comercializados em três feiras semanais, em Umuarama – tudo isso com mão de obra apenas dele mesmo, da esposa e dos três filhos. “A visita teve como objetivo mostrar ao prefeito uma propriedade modelo, principalmente em diversificação e uso da mão de obra familiar em todas as atividades, com ótimos resultados”, disse o diretor. 

O produtor é atendido pelo Pró-Leite (Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Umuarama), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, que incentiva os criadores de gado de leite a incrementar a produção com assistência técnica, reforma de pastagens, distribuição de novilhas com alto padrão genético, insumos e auxílio na produção de silagem. 

O programa começou com poucos adeptos, mas já atende dezenas de produtores com a reforma de pastagens e a doação de novilhas. “Sabemos que os animais já estão produzindo em torno de 30 litros de leite ou mais, por dia, o que faz a diferença nas pequenas propriedades. A meta é beneficiar até 150 produtores com o Pró-Leite e outros benefícios”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom, satisfeito com a produtividade demonstrada na propriedade. 

Além do leite, o agricultor Jean Max produz morangos, hortifruti e fabrica doce de leite, queijo, manteiga, requeijão, doces em geral e bolos, tudo comercializado nas feiras de quarta, sexta e domingo. “Agora a família está construindo uma cozinha industrial para se adequar à legislação e agregar valor ao produto final”, acrescentou Vinícius Chimenez. 

Além da diversidade de renda em uma propriedade tão pequena, chama a atenção a participação de toda família nos trabalhos, o que origina um processo de sucessão familiar e mostra que é possível a atividade rural gerar renda e ser atrativa para a permanência no homem no campo, proporcionando qualidade de vida e perspectivas de futuro. 

Por meio do Pró-Leite, o produtor já foi contemplado com auxílio da patrulha mecanizada na reforma das pastagens, duas novilhas leiteiras e um resfriador de leite com capacidade para 1.000 litros. 

Fonte:

Deixe seu comentário