Portal da Cidade Umuarama

SANEAMENTO

Prefeito e moradores discutem falta de esgoto em bairros de Umuarama

Segundo o chefe do Executivo, a Prefeitura vai contratar, de forma emergencial, empresas especializadas para fornecer caminhões limpa-fossa

Publicado em 20/02/2019 às 02:23
Atualizado em

Representantes e vereadores estiveram reunidos com o prefeito para discutir questões relacionadas ao saneamento nos bairros (Foto: Tiago Boeing / PMU)

O prefeito Celso Pozzobom recebeu um grupo de moradores dos jardins Irene e Sakai, por intermédio da comissão formada pelos vereadores Noel do Pão (presidente da Câmara), Maria Ornelas, Júnior Ceranto, Newton Soares, Ronaldo Cardoso e Marcelo Nelli, que vieram buscar o apoio do Executivo para o problema da falta de coleta de esgoto nesses bairros.

Enquanto a Sanepar – concessionária responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário – não implanta rede coletora, os moradores utilizam fossas sépticas para armazenar os resíduos produzidos nas residências. Porém o solo daquela região tem piçarra a poucos metros da superfície, o que limita bastante a absorção de água. Em consequência, as fossas residenciais se enchem em poucos dias e os moradores precisam contratar esgotamento em curtos períodos de tempo.

Ao lado do secretário de Gestão Integrada e chefe de Gabinete, Luiz Genésio Picoloto, o prefeito Celso Pozzobom informou aos moradores que está em contato permanente com a direção da Sanepar, cobrando uma solução para o problema.

“A situação não avançou com a troca constante de comando político no governo do Estado. Começamos a tratar com o governador Beto Richa, depois ele passou o poder para a vice Cida Borghetti (que trocou toda a direção da empresa) e meses depois tivemos eleição e nova troca de comando no governo, quando assumiu o Ratinho Júnior”, lembrou o prefeito. “Mais uma vez a direção da estatal foi substituída”.

Enquanto não se chega a uma solução definitiva com a companhia de saneamento, o prefeito decidiu auxiliar os moradores na limpeza das fossas. “A Prefeitura vai contratar, de forma emergencial, empresas especializadas para fornecer caminhões limpa-fossa enquanto a implantação do esgoto continua sendo discutida com a Sanepar”, apontou. Participaram da reunião os moradores Fábio Cosaki e Eliseu Monteiro, do Jardim Sakai, Sander Henrique Freitas e Manoel Rodrigues da Silva, do Jardim Irene.

O prefeito Pozzobom também se dispôs a apoiar os moradores em uma ação civil pública com pedido de liminar para acelerar a implantação da coleta de esgoto. “Temos informação que a loteadora responsável pelo bairro já dispõe de equipamento (avaliado em R$ 260 mil) para bombear o esgoto no sistema, até o emissário mais próximo. Com isso, basta a Sanepar implantar a rede coletora e construir a estação elevatória que teremos uma solução definitiva para os jardins Irene e Sakai. Também negociamos soluções com a companhia em outros bairros da cidade”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário