Um capítulo da história da fé cristã em Umuarama está sendo perpetuado com a reforma da Capela São João, na Estrada Velha do Aeroporto. Em 1984, a estrutura feita em madeira de lei recebeu a sua primeira missa, rezada para cerca de 20 famílias de agricultores moradoras da região, até então rica na produção de café.
Passados 37 anos, a estrutura da também chamada Capela do Aeroporto necessitava urgentemente de reforma, e mais uma vez entrou em cena as famílias que ajudaram a construir ela, e tantas outras que testemunharam seus filhos sendo abençoados após sua construção nas missas aos domingos.
Uma dessas famílias é a do senhor Aristides da Veiga, de 67 anos, ele participou da construção da capela, da reforma, e hoje é cuidador do local. “Ela foi construída pelos agricultores a partir da demolição de uma tulha que pertencia à Fazenda Kaskata”, recorda o empresário, durante entrevista ao Portal da Cidade Umuarama.
Antes da construção da Capela São João, que na época pertencia à Paroquia São Francisco de Assis, as famílias tinham apenas a sede de uma escola como abrigo para as missas. “O agricultor Antônio Piveta doou parte de sua chácara para que a capela fosse construída”, destacou Veiga.
A pequena igreja foi totalmente reformada, e até mesmo sua área externa ganhou novo gramado. A cruz, símbolo, foi alterada de posição, mas a madeira de lei que a identifica foi mantida. “Ela foi praticamente toda desmontada, e cada família levou para casa a madeira para lixar. Também contamos a ajuda dos padres Marciano e Frederico”, revela o empresário.
A pequena capela foi testemunha da decadência do café e avanço populacional que levou ao desmembramento de terras em conjuntos habitacionais. “Muitas famílias foram embora e muitas propriedades foram reduzidas a pasto, outras se transformaram em bairros”, comenta o ex-agricultor.
A capela é atualmente administrada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e deverá receber missas ao menos uma vez por mês, e encontros semanais para estudo da Bíblia. E nesta sexta-feira (23) a comunidade vai se reunir para a reabertura da igrejinha, uma missa será realizada às 19h30, marcando a força e manutenção da fé cristã que resiste às mudanças do tempo.
(Fotos: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)