Portal da Cidade Umuarama

São João

Capela do Aeroporto, em Umuarama, comemora 35 anos de fundação

A pequena capela foi testemunha da decadência do café e avanço populacional que levou à formação de bairros

Publicado em 01/05/2019 às 22:11
Atualizado em

Atualmente, na primeira quinta-feira do mês é rezada uma missa na Capela São João (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Em maio deste ano, a Capela São João, localizada na Estrada Velha do Aeroporto, em Umuarama, estará comemorando 35 anos. Em 1984, a estrutura feita em madeira de lei recebeu a sua primeira missa, rezada para cerca de 20 famílias de agricultores moradoras na região, até então rica na produção de café.

O aposentado e ex-agricultor, Aristides da Veiga, de 65 anos, lembra com saudosismo alguns trechos da história da capela.

Aristides da Veiga

Lembranças

Ela foi construída por nós agricultores a partir da demolição de uma tulha que pertencia à Fazenda Kaskata

Aristides da Veiga


Antes da construção da Capela São João, que na época pertencia à Paroquia São Francisco de Assis, as famílias tinham apenas a sede da escola como abrigo para as missas. “O agricultor Antônio Piveta doou parte de sua chácara para que a capela fosse construída”, destacou Veiga.

A pequena capela foi testemunha da decadência do café e avanço populacional que levou ao desmembramento de terras em conjuntos habitacionais. “Muitas famílias foram embora e muitas propriedades foram reduzidas a pasto, outras se transformaram em bairros”, revelou o ex-agricultor.

Mas a prática da fé resistiu às mudanças do tempo e permanece naqueles que ficaram e nos que chegaram. Atualmente, na primeira quinta-feira do mês é rezada uma missa na Capela São João, hoje administrada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Fonte:

Deixe seu comentário