Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Campanha de combate à Aids realizou 920 exames em Umuarama

Objetivo da campanha também foi evitar o contágio com as doenças sexualmente transmissíveis por meio de orientações

Publicado em 05/12/2017 às 21:38

O trabalho de orientação e prevenção continua no Ambulatório de Infectologia do Posto Central (Foto: José A. Sabino)

O saldo da Campanha de Luta Contra a Aids, realizada nas últimas semanas pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde foi considerado um sucesso. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (04),pela secretária Cecília Cividini e pelo coordenador do ambulatório, Fábio Higino Barzon.

“Contando toda a campanha envolvendo essa data tão especial, o nosso Ambulatório de Infectologia atendeu aproximadamente 230 pessoas, realizando em cada um os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Portanto, 920 exames foram realizados, afastando o risco de infecção por estas doenças para a grande maioria e alertando os infectados para procurar atendimento”, avaliou a secretária da Saúde.

De acordo com o coordenador Fábio Barzon, as equipes visitaram praticamente todo o comércio de Umuarama, entregando 10 mil panfletos de orientações e divulgando o teste rápido ofertado pela Secretaria de Saúde. “Conversamos com cada empresário e com cada cliente que estava no local, no momento da visita. Esclarecemos muitas dúvidas e divulgamos a importância da prevenção, para evitar o contágio com as doenças sexualmente transmissíveis”, acrescentou.

Na campanha, a Secretaria da Saúde conseguiu diversas parcerias, que ajudaram a potencializar o alcance e os resultados nessa luta. “O evento 'Vou de Bike' é um ótimo exemplo dessas parcerias, coordenado pelo diretor de Esporte e Lazer, Jeferson Gabriel Ferreira. Toda a turma que participou do evento aderiu à nossa campanha e contribuiu para o sucesso na luta contra a Aids”, comentou a secretária Cecília Cividini.

O lançamento do gibi do Projeto Sexualidade na Escola, desenvolvido pelos alunos do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal, também agregou sucesso à campanha. “Trata-se de um material educacional de fácil entendimento, que vai somar para um trabalho de prevenção junto à educação dos nossos jovens. Este e outros materiais foram distribuídos com o intuito de trazer informações, gerar debates e chamar a atenção para as ações preventivas”, completou Fábio Barzon. A campanha terminou, mas o trabalho de orientação e prevenção continua no Ambulatório de Infectologia, localizado no segundo piso do Posto de Saúde Central (fone 44 3906-1033), ao lado do Cisa Amerios.

Fonte:

Deixe seu comentário