Portal da Cidade Umuarama

Nesta segunda

Vereadores votam projeto que pode impedir loteamentos na Apa do Rio Piava

Há uma intensa mobilização por parte da sociedade organizada conclamando a população para acompanhar a votação

Publicado em 22/04/2018 às 22:28
Atualizado em

A Câmara de Vereadores de Umuarama irá votar o projeto, na sessão ordinária desta segunda-feira (23) (Foto: Divulgação )

O único manancial que abastece Umuarama corre perigo. A cidade que conta com mais de 110 mil habitantes tem disponível apenas um rio preservado para garantir água potável para a população.

A Câmara de Vereadores de Umuarama vota na próxima sessão ordinária, às 19h30 desta segunda-feira (23), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 30/2017, que impede a implantação de áreas de loteamentos urbanos dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Piava.

Para garantir a aprovação, há uma intensa mobilização por parte de igrejas e mais 14 entidades da sociedade organizada conclamando a população para acompanhar a votação. A medida é preventiva para pressionar os vereadores indecisos a votarem pela aprovação do projeto.

Indecisos

Até o fim da tarde de sexta-feira, apenas quatro dos dez vereadores já haviam se manifestado a favor da aprovação do projeto que pode definir se Umuarama terá ou não um manancial de água potável para os próximos anos. O PLC tem recomendação de aprovação do Ministério Público.

Para incentivar o comparecimento da população às 19h30 de segunda-feira no plenário da Câmara Municipal, o bispo da Diocese de Umuarama, D. João Mamede Filho gravou uma mensagem pedindo que todos participem da sessão e pressionem os vereadores a votarem pela aprovação do projeto. Nas redes sociais, há apelos para que todos participem da sessão.

Entenda a

O PLC 30/2017altera a Lei Complementar nº 433/2017 em vigor, que alterou o perímetro urbano de Umuarama e atingiu os limites da APA. Na prática, ficou permitida a instalação de loteamentos dentro da área da APA. Para evitar prejuízos maiores ao meio ambiente o prefeito Celso Pozzobom aprovou o Decreto 61/2017, suspendendo toda e qualquer atividade em loteamentos que já estavam sendo instalados dentro da APA.

Agora o PLC 30/2017 vem para confirmar o decreto do prefeito e impedir que dois loteamentos embargados possam ser definitivamente urbanizados e ainda impedir a instalação de outros seis loteamentos que aguardam o desenrolar da questão para definir se saem do papel ou não.

Segundo o vereador Jones Vivi, a população tem que participar da discussão e buscar a aprovação do projeto. “Tem estudos e pareceres que comprovam que não temos outro manancial para abastecer a cidade. De que adianta ter loteamentos e uma cidade bonita e não tivermos água para beber”, questionou o vereador.

Pedido de vistas

O PLC 30/2017 foi para apreciação dos vereadores no fim de 2017, mas após pedido de vistas por 60 dias, voltou para as comissões. O prazo terminou no último dia 15. Agora, a expectativa é para a aprovação em primeira votação na sessão de segunda-feira (23) e nova apreciação no próximo dia 30, quando deve entrar em pauta novamente para ser votado.

Depois de degradado…

“Depois que se degrada, não se recupera e um rio degradado em Umuarama causa prejuízos para toda a região”, afirmou esta semana a promotora de Justiça do Meio Ambiente Silva Leme Correa, durante a inauguração da nova sede da Polícia Ambiental/Força Verde, em Umuarama.

Na ocasião, a promotora chamou a atenção das demais autoridades locais para a degradação do único manancial que abastece a cidade com água potável, a bacia do Piava. “Nossa água é um bem de todos. E não vamos deixar um futuro pior do que encontramos”, disse.

Para ela, a melhoria na estrutura da Força Verde aumenta a esperança de maior ação de fiscalização na APA do Rio Piava, uma área que vem sendo alvo de loteamentos irregulares na cidade e no meio rural, até bem próximo de onde existe a captação de água da Sanepar.

Fonte:

Deixe seu comentário