Portal da Cidade Umuarama

Agosto Dourado

Banco de Leite Humano contribui na redução da mortalidade infantil em Umuarama

Os dados fazem parte do relatório apresentado pelo Hospital Norospar ao Rotary Club de Umuarama Catedral, na noite desta quarta-feira (24)

Publicado em 25/08/2022 às 15:21
Atualizado em

A projeção é de que os números da mortalidade infantil caiam ainda mais este ano, com a intensificação do trabalho do banco em toda a região (Foto: freepik)

O trabalho realizado pelo Hospital Norospar através do Banco de Leite Humano – BLH Norospar tem um papel fundamental na redução da mortalidade infantil registrada em Umuarama e região nos últimos anos. O índice caiu de 15,9 por cada 1000 nascidos vivos em 2019 para 9 em 2021, considerando todos os municípios abrangidos pela 12ª Regional de Saúde de Umuarama. Os números estão abaixo da média estadual, que foi de 9,6 em 2021 e da média nacional, que foi de 11,8 no mesmo ano.

Os dados fazem parte do relatório apresentado pelo Hospital Norospar ao Rotary Club de Umuarama Catedral, na noite desta quarta-feira (24), em alusão ao Agosto Dourado – mês de incentivo à amamentação. A projeção é de que os números da mortalidade infantil caiam ainda mais este ano, com a intensificação do trabalho do BLH em toda a região.

“É com imensa alegria que estamos aqui hoje. Além de prestar contas do trabalho realizado até agora, de mostrar esses ótimos resultados, viemos agradecer o apoio e dedicação do Rotary Club de Umuarama Catedral, especialmente da Valdete Sperandio Cruz, que não tem medido esforços para mobilizar os Rotarys e toda a sociedade para colaborar nesse projeto. Agradecemos em nome da Equipe Norospar e também de cada criança que foi e será salva através deste trabalho, que está só começando”, disse o presidente da Norospar e médico responsável pelo BLH, Dr. Luiz França. 

A Implantação do Banco de Leite Humano Norospar conta apoio do Rotary Internacional, Fundação Rotaria, Distrito 4630, através do Rotary Club de Umuarama Catedral. Juntos os Clubs investiram recursos para aquisição de equipamentos para a pasteurização do leite humano captado.

De acordo com a coordenadora do BLH Norospar, a fonoaudióloga Daiane Ribeiro, as obras de infraestrutura necessárias para implantação dos equipamentos doados pelo Rotary já foram realizadas e falta pouco para que a pasteurização ocorra de fato em Umuarama. 

“Já cumprimos diversas etapas necessárias, exigidas pelos órgãos reguladores, como obras de infraestrutura, treinamento para enfermeiros e técnicos de toda a região e ampliação do serviço de coleta. Os equipamentos foram testados e estão todos funcionando”, disse a coordenadora.

Segundo ela, desde 2019, quando a Norospar passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, até julho deste ano, 1.128 doadoras foram cadastradas. Foram coletados 1.446,8 litros de leite humano, beneficiando 900 bebês prematuros internados na UTI Neonatal, que são alimentados exclusivamente com leite materno. 

“Esse trabalho tem impacto direto na redução da mortalidade infantil, pois o leite materno é o melhor alimento para todos os bebês, especialmente para os prematuros”, enfatizou Daiane. 

Além do presidente da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná e médico responsável do BLH, Dr. Luiz França, da fonoaudióloga Daiane Ribeiro, também representaram o Hospital Norospar no evento: a tesoureira e médica ginecologista e obstetra da Maternidade Regional, Dra. Ceres Giacometti, a coordenadora da Maternidade Regional, enfermeira Amanda Vasques e a enfermeira chefe da UTI Neonatal, Carla Narvaes. 

O que vem por ai

A equipe da Norospar trabalha agora na montagem do laboratório onde serão realizadas as análises de todo o leite coletado e pasteurizado. “É uma etapa importante do projeto e fundamental para o início da pasteurização. O Hospital Norospar está em busca de parceiros para a aquisição desses equipamentos e também para a manutenção dos serviços”, destacou o Dr. França. 

Outra necessidade do BLH Norospar é a aquisição de um veículo próprio para a busca ativa do leite humano doado. “Até agora trabalhamos com parcerias, com as prefeituras e também Corpo de Bombeiros. Contudo, nem sempre há a disponibilidade de veículos para a coleta no momento certo e acabamos, por vezes, perdendo o leite que é tão precioso”, explicou.

A presidente do Rotary Club de Umuarama Catedral, Valdete Sperandio Cruz ressaltou a importância da continuidade das parcerias. “O BLH necessita de um permanente o apoio advindo da comunidade, empresas, clubes de serviço, enfim, de todos. O projeto continua com as fases seguintes tendo o apoio e a parceria do Rotary Catedral”, finalizou.

Ajude a diminuir a mortalidade infantil, seja um parceiro do BLH Norospar

Seja um parceiro do Banco de Leite Humano Norospar. Para saber mais entre em contato através do telefone (44) 3621-1233 ou faça uma visita: Avenida Ipiranga, nº. 3.883, Centro | Umuarama – PR. 

Fonte:

Deixe seu comentário