Portal da Cidade Umuarama

Mobilidade

Avenida Rio Grande do Norte ganha ciclovia com mais de quatro quilômetros

A obra no trecho entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados está mudando o aspecto do canteiro central

Publicado em 23/02/2021 às 23:13

Na Rio Grande do Norte serão duas pistas para ciclistas no canteiro central, com 4,3 quilômetros de extensão (Foto: Assessoria)

Uma extensa ciclovia, com mais de 4 quilômetros, está sendo implantada na Avenida Rio Grande do Norte. O calçamento é em concreto com dois sentidos de circulação. A obra, já bem adiantada no trecho entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados, está mudando o aspecto do canteiro central, que também está recebendo urbanização e melhorias na acessibilidade para o trânsito de pessoas com deficiência.

Com a implantação da ciclovia, os canteiros estão sendo nivelados e o mato e ondulações dão lugar ao gramado com grama do tipo "mato-grosso". Além disso, faixas de meio-fio danificadas estão sendo recuperadas e o rebaixamento da guias facilita a passagem dos pedestres e demais usuários. A avenida também já recebeu iluminação de LED e a Prefeitura planeja a revitalização das praças localizadas ao longo da via.

Na Rio Grande do Norte serão duas pistas para ciclistas no canteiro central, com 4,3 quilômetros de extensão totalizando 12.937,83 m², entre as avenidas Francisco Inácio de Lira e Tapuia, próximo à Avenida Portugal – que já conta com uma ciclovia da Guarda Mirim até a PR-482, nas imediações do futuro shopping. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão.

Mais

Outra ciclovia de grande porte também está sendo implantada na Avenida Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, entre a PR-323 (trecho do Posto Gauchão) e a antiga Praça Odete Mossurunga (entroncamento com a Guanabara e Ivo Sooma).

A obra já tem todo o calçamento em concreto finalizado e está recebendo reposição de grama, bicicletários com área para descanso e bancos para os ciclistas e rampas com acessibilidade para travessia no canteiro central. Também haverá ciclovias na Av. Tiradentes, da PR-323 até a Praça Gastão Vidigal, no início da Avenida Londrina, e na margem do Bosque dos Xetá, entre a Rua do Bosque, a Av. Parigot de Souza e a Castelo Branco, e ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira.

A ciclovia da Ângelo Moreira tem 3.515,22 m², 1.170 m de extensão e 3 m de largura, bem sinalizados e com pintura acrílica em vermelho para identificar o espaço dos ciclistas”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima. Já na Francisco Inácio de Lira a ciclofaixa terá pouco mais de 500 m de extensão por 3 m de largura, sobre a pista de rolamento, protegida por tachões refletivos, totalizando 1.504,75 m².


Terrenos à venda em Umuarama

Fonte:

Deixe seu comentário