Portal da Cidade Umuarama

Ramal

Avança obra de galeria para eliminar alagamento na avenida Rio Grande do Norte

Serão implantados 335 metros de tubulação, além da construção de 8 caixas e 12 bocas de lobo

Publicado em 22/11/2019 às 03:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Equipes da Prefeitura de Umuarama demoliram residências em imóveis desapropriados para a abertura de uma travessa, que interligará a Rua Bararuba à Av. Rio Grande do Norte, na Praça dos Xetá. O serviço foi necessário para a implantação de um ramal de galerias pluviais para eliminar um antigo ponto de alagamento e ao final, a via será pavimentada.

Serão implantados 335 metros de tubulação de 1,2m de diâmetro, além da construção de 8 caixas, 12 bocas de lobo e um “mata-burro” estilo grelha, com ferro de trilhos de trem. Para as obras de drenagem pluvial uma prestadora de serviços foi contratada pela Prefeitura, através de licitação.

Por ser uma baixada, aquele ponto recebe grande volume de água em dias de chuva. “A Prefeitura já fez intervenções no local, mas o sistema não absorve o volume de água com a rapidez necessária”, lembrou o secretário de Obras, Isamu Oshima, que solicitou a desapropriação e determinou a ampliação da rede.

A rede está sendo implantada a partir de uma caixa de ligação no Parque Dom Pedro II e será necessário cortar partes da rua Bararuba e da Presidente Bernardes. O secretário lembra que a partir de 2017, a Prefeitura intensificou investimentos em drenagem pluvial, com a ampliação, implantação de novas redes e recuperação de locais afetados pela erosão.

Por determinação do prefeito Celso Pozzobom, alguns pontos de alagamento foram eliminados – na Avenida Parigot de Souza, próximo à feira de domingo; na Av. Guanabara (início da Parigot de Souza); e na rua José Dias Lopes, próximo ao Clube Português. “Além disso, as galerias foram desobstruídas na Avenida Brasil, próximo ao Banco do Brasil, e também não tivemos mais alagamentos.

A ampliação da rede na saída para Xambrê também vai absorver um grande fluxo de água que às vezes invade um posto de combustível e empresas daquela região”, acrescentou. Nesta sexta-feira, 22, o prefeito Celso Pozzobom visitou a implantação de uma rede de galerias no distrito de Serra dos Dourados, em ruas que em breve vão receber pavimentação asfáltica.

Outras redes de grande capacidade foram implantadas no Jardim Irani e no Conjunto Primeiro de Maio, e emissários foram recuperados próximo ao Clube Português. “Essas obras buscam solucionar alagamentos que há anos afetam a população. É necessário ampliar a capacidade de drenagem pluvial para acompanhar o crescimento da cidade, ou sempre teremos problemas com alagamentos e erosão”, afirmou Celso Pozzobom.


Fonte:

Deixe seu comentário