Portal da Cidade Umuarama

Melhoria

Avança construção do canal aberto de drenagem pluvial do Bosque dos Xetá

A parte do fundo do canal está quase toda concretada, onde foram implantados degraus e barreiras para suavizar a velocidade da água

Publicado em 04/06/2020 às 22:46

O tempo bom das últimas semanas ajudou no cronograma da obra, porém se a previsão de chuvas contínuas se confirmar nos próximos dias o andamento pode ser afetado (Foto: Prefeitura Umuarama)

As obras do canal de drenagem pluvial em construção no Bosque dos Xetá avançam rapidamente. A empresa responsável está concretando o dissipador, na parte final do trajeto, enquanto outra frente de trabalho vai estendendo a outra extremidade até o encontro com uma caixa já existente, que recebe as tubulações de águas pluviais da parte baixa da região central de Umuarama. O primeiro trecho do canal está finalizado.

Com a construção acontece em etapas, uma vez que a tubulação do bosque continua operando, o avanço das escavações é cuidado. Os operários preparam uma extensão, concretam o fundo e as laterais e só então avançam para o trecho seguinte. O tempo bom das últimas semanas ajudou no cronograma da obra, porém se a previsão de chuvas contínuas se confirmar nos próximos dias o andamento pode ser afetado.

A parte do fundo do canal está quase toda concretada, onde foram implantados degraus e barreiras para suavizar a velocidade da água. “Falta preparar apenas o trecho inicial, onde o canal se conecta à antiga rede de tubos de concreto, bem como construir um novo ramal de tubulação até a Avenida Presidente Castelo Branco, para eliminar o ponto de alagamento que se forma em períodos de chuva forte, na frente da Sala Aré de Educação Ambiental”, explicou o diretor de Obras da Prefeitura, Nélio Guazzelli.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que o canal é uma obra emergencial para controlar um foco de erosão que avançava dentro do bosque, em direção ao cruzamento das avenidas Presidente Castelo Branco com Parigot de Souza, após o rompimento de uma antiga tubulação ármica. “O ponto recebe grande volume pluvial, já que a água das chuvas de toda a região central escoa pelo bosque”, lembra .

O diretor de Obras lembra que o projeto receberá o investimento de R$ 1 milhão 144 mil em recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa). O canal de drenagem tem extensão de 115 metros e largura variável (de 6 m a 8,88 m entre a base e o topo). A altura é de 2,50 m. Já o ramal da rede pluvial terá 84 m e tubos de 1,20 m, com ligação ao canal de drenagem.

Fonte:

Deixe seu comentário