Portal da Cidade Umuarama

Conquista

Autorizado funcionamento do Curso de Medicina em Umuarama

Portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24)

Publicado em 23/11/2017 às 06:21

Serraglio destacou que Curso de Medicina funcionará na Unipar a partir de 2018 com 60 vagas (Foto: Divulgação)

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, informou nesta quinta-feira (23), ao deputado federal Osmar Serraglio que o processo de criação do  Curso de Graduação em Medicina da Universidade Paranaense-Unipar, em Umuarama foi concluído. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24), permitindo assim, que a partir de 2018, a Capital da Amizade conte com tão almejado curso. 

A partir da recomendação para funcionamento do curso pela Comissão de Monitoramento do Ministério da Educação-MEC, em 27 de outubro, Serraglio intensificou sua presença na Secretaria de Ensino Superior com o objetivo de agilizar a autorização que finalmente foi assinada pelo Ministro. “Estou muito satisfeito com a concretização de mais um trabalho. Uma semente que plantamos já na criação da Universidade e agora dará bons frutos”, disse o deputado. 

Osmar Serraglio que é professor universitário e foi diretor da Unipar, lembrou que desde a criação da Universidade, já constava no plano de implantação o Curso de Medicina e, que ao longo dos anos lutou muito, juntamente com a Unipar para que isso acontecesse.

Contou ainda que quando a ideia de expansão dos cursos de medicina foi abraçada pelo Programa Mais Médicos, teve que ir à Justiça e ao Tribunal de Contas da União, onde havia uma proposta de cancelar todos os cursos ainda não implantados. “Na ocasião o parecer da ministra Ana Arraes era pela extinção do Programa. Nós brigamos, lutamos e através da interferência do ministro Vital do Rego, ganhamos no Tribunal de Contas e o Programa avançou e agora está se tornando uma realidade”, disse Serraglio.

O deputado destacou que o curso de Medicina funcionará na Unipar em Umuarama a partir do ano de 2018 com 60 vagas e carga horária 7.400 horas/8.880 horas aulas. “É mais uma conquista importante para Umuarama e toda a nossa região”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário