Portal da Cidade Umuarama

Conscientização

Capital da Amizade terá atividades na Semana do Acolhimento Familiar

Finalidade é ampliar a divulgação do serviço e como consequência atrair mais pretendentes a famílias acolhedoras

Publicado em 15/10/2019 às 07:30
Atualizado em

Encontros abordarão temáticas relevantes como a contextualização histórica do acolhimento familiar (Foto: Divulgação)

 A equipe do Programa Família Acolhedora de Umuarama preparou atividades alusivas ao Dia de Conscientização sobre o Acolhimento Familiar, criado pela lei estadual 19.510/2018 a partir da Semana Estadual da Conscientização sobre o Acolhimento Familiar. A finalidade é ampliar a divulgação deste importante serviço, prestado pelo município, e como consequência atrair mais pretendentes a famílias acolhedoras, diante da grande demanda existente. 

Dentre as atividades, haverá distribuição de impressos na esquina da avenida Paraná com rua Governador Ney Braga (próximo ao Supermercado Musamar) no próximo dia 21 e um encontro de sensibilização sobre o programa no dia 22, no Centro Cultural Vera Schubert, a partir das 18h30, com o apoio das secretarias municipais (como a Assistência Social e a Comunicação Social) e da Fundação Cultural Vera Schubert, entre outras instituições. 

Além disso o Programa Família Acolhedora, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando capacitações para famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes. As reuniões são uma das etapas do processo de seleção das famílias e visa prepará-las para o acolhimento, através de dinâmicas e palestras na sede do programa. 

Nos encontros a equipe trabalha temáticas relevantes como a contextualização histórica do acolhimento familiar, Política Nacional de Assistência Social, operacionalização jurídica, questões de ética e sigilo, formação e rompimento dos laços afetivos. As famílias também assistem e discutem filmes que trazem reflexões para quem deseja o acolhimento, além da apresentação de experiências de famílias acolhedoras. 

O coordenador do programa, Ivo Galdino da Silva, lembra que as famílias são orientadas sobre o caráter excepcional e provisório do acolhimento e também a finalidade, que é a reintegração familiar ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. “Acolha esta ideia. Sua família pode fazer a diferença. Para mais informações entre em contato com a nossa equipe”, convida o coordenador. 

Os interessados podem buscar mais detalhes e realizar a inscrição na sede do Programa Família Acolhedora, que fica na rua Cambé, 4442, na Zona III. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e 13h às 17h30.

Contatos

Telefone - (44) 2020-0045

E-mail - familiaacolhedora@umuarama.pr.gov.br

Fonte:

Deixe seu comentário