Portal da Cidade Umuarama

UMUARAMA

Atenção ao aluno com autismo é tema de palestra para professores municipais

Em virtude da formação continuada, não houve aula na rede municipal, nesta segunda-feira (23)

Publicado em 23/04/2018 às 03:40
Atualizado em

O treinamento foi aplicado pela terapeuta ocupacional Fernanda Piantoni Gonçalves, especialista em tecnologia assistida e integração sensorial (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

Professores da rede municipal de ensino e dos centros de educação infantil, além de estagiários e equipe de apoio, participaram da palestra Inclusão Escolar da Criança com Transtorno de Espectro Autista, realizada pela Secretaria Municipal da Educação na manhã desta segunda-feira, 23, no teatro da Universidade Paranaense (Unipar). O treinamento foi aplicado pela terapeuta ocupacional Fernanda Piantoni Gonçalves, especialista em tecnologia assistida e integração sensorial.

A secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari, disse que a palestra tem muito a agregar aos professores e estagiários, que lidam com crianças autistas inseridas na rede municipal. “Além de ser determinada por lei, a inclusão dos alunos com limitações e necessidades especiais na educação infantil e ensino fundamental é uma missão para os nossos professores, diretores e equipes de apoio. Esse aluno faz parte da nossa realidade e precisa de atenção especial, de forma que possa ser integrado normalmente ao contexto escolar”, disse.

Para Maria Clory, a deficiência, seja qual for, “deve ser vista apenas como uma característica a mais dos nossos alunos”, apontou. “O professor e toda a equipe das escolas precisam ver a pessoa, além das suas limitações, e valorizar todos os alunos – independente da condição de cada um. Para isso contamos com a sensibilidade e a dedicação do nosso quadro profissional e o apoio do prefeito Celso Pozzobom, que permite a realização de cursos de formação continuada para o crescimento profissional e a melhoria constante da qualidade da educação oferecida pelo município”, disse.

O prefeito foi representado no evento pelo secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, que parabenizou a Educação pela iniciativa e destacou a importância da inclusão no ambiente escolar. Também participaram diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e CMEIs da rede municipal. A organização da palestra agradeceu ao reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, por ceder o espaço e também ao secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, pelo apoio.

Em virtude da formação continuada, não houve aula na rede municipal, nesta segunda-feira, 23. Além da palestra, na parte da manhã, os professores e as equipes das unidades educacionais aproveitaram o período da tarde para planejamento bimestral e serviços internos. “A formação continuada foi iniciada em fevereiro, com a Semana Pedagógica, e teremos outros momentos ao longo do ano, sempre voltados à melhoria do atendimento escolar prestado aos nossos alunos”, completou a secretária Maria Clory.

Fonte:

Deixe seu comentário