Portal da Cidade Umuarama

Som diário

Assustado com fogos, cão se joga de janela em Umuarama

"Monet", um Border collie de três anos fraturou a coluna e pode perder os movimentos das patas traseiras

Publicado em 17/11/2017 às 00:34

Dona de “Monet” (foto) deseja uma fiscalização mais rígida sobre o uso de fogos de artifício em Umuarama (Foto: Arquivo familiar)

Um cachorro Border collie chamado “Monet”, de 3 anos, fraturou a coluna na tarde desta quinta-feira (16) após se assustar com o barulho provocado pela explosão de fogos de artifício em Umuarama. O cão subiu na pia da cozinha, abriu a janela e se jogou de uma altura de 6,5 metros. Ele está internado e corre o risco de perder os movimentos das patas traseiras.

O episódio aconteceu no centro, na Zona I de Umuarama. Segundo a dona, a jornalista e design Mariana Anizelli, de 31 anos, a família mudou-se de Londrina a quase um ano para a Capital da Amizade e tem estranhado o que ela classifica como uso discriminado de fogos de artifício, principalmente por comerciantes e estudantes. O barulho seria diário.

“Na semana passada soltaram fogos todos os dias e ele [“Monet”] já havia tentado saltar, eu o peguei em cima da pia e fechei a janela. Estávamos programando para levá-lo para Londrina em um adestrador para tentar amenizar o medo dos fogos, mas não deu tempo”, disse a dona do cachorro. Grávida, Mariana informou que foram vizinhos que encontraram “Monet” e avisaram seu marido sobre o acidente, ela estava em uma consulta médica.

O caso foi divulgado nas redes sociais e provocou bastante discussão, alguns amenizam o ocorrido alegando que o ato de soltar rojões é milenar e no Brasil tradicional, sendo cada proprietário responsável pelo cuidado/proteção de seu bicho de estimação. Porém, há também pessoas que dividem a mesma opinião da jornalista, com a alegação que o procedimento é inadequado na cidade, incomodando famílias com idosos e crianças recém-nascidas e até hospitais.

“A gente liga para a Polícia Militar e Guarda Municipal reclamando, mas eles dizem que é difícil identificar os autores somente pelo barulho”, falou Mariana. O inspetor da Guarda Municipal, Thiago Mota Neri, informou que é possível criminalizar por pertubação do sossego aquele que solta rojões, desde que haja uma representação do reclamante. 

“Algumas cidades já contam com legislação que delimita o uso dos fogos quanto o assunto é pertubação do sossego. Não é um crime fácil de penalizar, não podemos levar uma pessoa presa pelo fato dela ter soltado um rojão, é preciso encaminhar o ofendido e o autor para a delegacia”, ressaltou o inspetor. Enquanto a legislação e as ações de fiscalização da ação não são bem definidas, restará o bom senso aos que soltam os rojões.

Fonte:

Deixe seu comentário