Portal da Cidade Umuarama

cenário otimista

Aprovação de projetos para obras civis em Umuarama supera período pré-pandemia

A construção civil tem sido um dos segmentos responsáveis pela geração de empregos e movimentação da economia local

Publicado em 11/08/2020 às 22:35

Índice de aprovação é maior do que o registrado em maio, até então o mais alto registrado neste ano (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A aprovação de projetos para obras civis teve o maior índice mensal do ano em julho, conforme levantamento apresentado nesta terça-feira, 11, pela Diretoria Municipal de Planejamento Urbano. Foram liberados 25.366,96 m² de construções – volume pouco superior a maio (25.028,93 m²), até então o maior índice mensal de 2020 – e bem acima da média dos últimos quatro anos. A construção civil também vem se destacando na geração de empregos, contribuindo para a posição de destaque de Umuarama no comparativo com as demais regiões do Estado.

Com números bem positivos, a construção civil tem sido um dos segmentos responsáveis por esse cenário otimista. Apesar de todos os efeitos da crise de saúde que se abateu sobre o país, em Umuarama a média de aprovação de projetos está praticamente idêntica à de 2019, que foi um ano muito bom para o setor. 

“No ano passado, a média fechou em 20.850 m² de projetos aprovados por mês e neste ano estamos com 20.390 m²/ mês. Se o ritmo de julho continuar, vamos fechar com uma média ainda melhor que a atual”, avaliou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e habitação, Isamu Oshima, informando que no acumulado do ano, a Prefeitura de Umuarama já liberou 142.732 m² de obras. 

Não é demais lembrar que a construção civil aquecida movimenta vários setores, além de gerar emprego, taxas e tributos, a venda de material de construção, de acabamento, acessórios e mobília de banheiro, cozinhas planejadas, estofados, eletrodomésticos e eletrônicos – como TV e som – az girar a economia, garantindo emprego e renda no comércio em geral.

Fonte:

Deixe seu comentário