Portal da Cidade Umuarama

Umuarama

Após instalação de radares, motoristas impedem passagem de bombeiros

O fato causa preocupação, e o Corpo de Bombeiros faz um apelo aos motoristas. Umutrans tem solução para o caso

Publicado em 22/05/2018 às 08:48
Atualizado em

Um minuto perdido diminui as chances de sobrevida de uma vítima de acidente (Foto: Portal da Cidade/Ricardo Trindade)

Ao fim de uma ocorrência na tarde desta segunda-feira (21), o tenente Wiliam Marques, relações públicas do Corpo de Bombeiros, relatou que após a instalação de radares fixos nos principais cruzamentos de avenidas de Umuarama, muitos motoristas estão dificultando, e até impedindo a passagem dos veículos de emergência.

Em geral, os motoristas que estão na frente das faixas de pedestres não se movimentam temendo serem multados. O comportamento evita que os demais condutores na fila também permitam a passagem das viaturas, o que retarda o atendimento a vítimas de acidentes ou o combate a incêndios.

“Nas localidades com radar fixo está sendo impedida a passagem, principalmente, das ambulâncias, em três ou quatro casos, os motoristas apenas avançaram permitindo a passagem destas viaturas somente após o sinal abrir”, relatou o militar.

O fato causa preocupação, e o Corpo de Bombeiros faz um apelo aos motoristas. “Sem sombra de dúvida um minuto perdido diminui as chances de sobrevida de uma vítima de acidente ou que se evite que um fogo se alastre”, salientou o tenente.

A diretora da Umutrans, Dianês Piffer, explica que o avanço do sinal vermelho ou parada sobre a faixa de pedestres para passagem de veículos de emergência nos locais onde existem radares fixos, não implicará em multas para o motorista. “Cada registro de infração é analisado por um agente de trânsito, ele verifica o antes, o durante e o pós infração, e caso a infração ocorra por essa razão [passagem de viatura de emergência], ele justifica o ato infracional”, explicou.

Com segurança

Desde que estejam em situação de urgência, os veículos destinados ao policiamento, ao uso por bombeiros, as ambulâncias e os de fiscalização e operação de trânsito têm prioridade no trânsito e podem circular livremente com a devida sinalização por meio da sirene e de dispositivos luminosos. Porém, a diretora de trânsito salienta que para permitir tal passagem, o motorista deve tomar cuidados. “O motorista deve avançar lentamente o sinal, observando atentamente o fluxo de automóveis, afinal, o sinal está aberto para os veículos da outra via”, alertou.

Fonte:

Deixe seu comentário