Portal da Cidade Umuarama

FUTURO

Após curso, moradores de rua de Umuarama sonham com oportunidades de trabalho

O curso de operador de trator agrícola, oferecido pela Secretaria de Assistência Social, capacitou os moradores, que agora esperam por um emprego

Publicado em 23/10/2018 às 03:52

A entrega dos certificados será nesta sexta-feira, 26, ás 15h, no gabinete do prefeito Celso Pozzobom (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A empresa de tratores aprovou o interesse dos participantes e fará um cadastro (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Secretaria de Assistência Social de Umuarama concluiu na última semana o curso de operador de trator agrícola, com carga de 40 horas, destinado a pessoas em situação de rua. “Este aprendizado pode representar uma mudança no futuro das pessoas que vivem nas ruas da cidade e almejam uma oportunidade profissional”, elogiou o prefeito Celso Pozzobom, ao ser informado sobre a iniciativa.

Entre os dias 15 a 19 deste mês, um grupo de moradores de rua participou do treinamento, que teve atividades teóricas e práticas e que pode resultar em boas perspectivas de contratação em usinas da região. O conteúdo foi ministrado no Centro da Juventude (Ceju) para homens que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Os participantes foram capacitados como operadores de trator agrícola, para atuar de forma segura, e podem aprofundar os conhecimentos caso sejam contratados pelo mercado de trabalho. O resultado foi tão animador que vamos estudar cursos complementares para elevar ainda mais o nível técnico desses trabalhadores”, disse o instrutor Roger Bruno Brambila Giopatto. A psicóloga Francielle Nelli Palma deu o suporte psicológico, trabalhando práticas sobre relacionamentos interpessoais para fortalecer, efetivar e ampliar compreensões participativas na sociedade e no mundo do trabalho.


Segundo a secretária de Assistência Social do município, Izamara Amado de Moura, o curso teve total apoio do prefeito Celso Pozzobom. “Buscamos oportunidades para os moradores de rua que querem trabalhar e a iniciativa nos surpreendeu. Além da qualificação técnica, eles receberam orientações para melhorar o contato pessoal, agregando valores em busca da participação e construção de relações interpessoais. O curso envolveu os aspectos mais importantes para a reintegração social do morador de rua”, apontou.

Os participantes fizeram visitas técnicas à empresa John Deere, onde tiveram contato com tratores e implementos, e à Usina Santa Terezinha de Tapejara, para acompanharem a utilização do trator em campo, desempenhando várias funções. “Este é o primeiro curso do gênero no Paraná, destinado a moradores de rua, e nasceu dentro do Centro Pop, por iniciativa do Roger e da Francielle”, acrescentou Izamara.

Os relatos dos participantes são expressivos. “Esse curso reacendeu em mim a chama da vida”, disse Celso Antônio de Oliveira. Para Jailton Gonçalves Bueno o curso foi uma experiência única, que vai ficar para toda a vida. “Esse momento trouxe novas experiências e acredito que me trará também grandes oportunidade”, disse Paulo Messias Fernandes, e para Marcos Garcia Alves, o aprendizado melhorou inclusive a sua autoestima.

O instrutor Roger Bruno disse que a empresa de tratores aprovou o interesse dos participantes e fará um cadastro, podendo oferecer a eles, no futuro, vagas em cursos internos oferecidos a clientes – como operação de pulverizadores, plantadeiras, etc. A usina também abriu as portas ao projeto, que tem parcerias com a Cebra (consultoria que reconhece o curso e vai certificar os participantes) e o Sindicato Rural de Umuarama.

CONTEÚDO

A entrega dos certificados será nesta sexta-feira, 26, ás 15h, no gabinete do prefeito Celso Pozzobom. O curso apresentou questões de segurança na manutenção e operação do trator, simbologia universal, painel de instrumentos e cabine do operador, funcionamento e utilização da embreagem, procedimentos de operação, identificação de componentes do motor, entre outros conhecimentos básicos.

Além disso, os participantes foram instruídos sobre manutenção e inspeção diária (checklist), elétrica e hidráulica, conceitos sobre condução econômica, perdas e pisoteio na lavoura e treinamento prático sobre manobras. Foram utilizados materiais expositivos, visitas técnicas a empresas, prova avaliativa, técnicas de grupo, dinâmicas, verbalização, escuta e troca de experiências.

Fonte:

Deixe seu comentário