Portal da Cidade Umuarama

Associação

Agricultores aprovam criação do Sacolão do Produtor em Umuarama

A previsão de funcionamento é o início de 2018, quando toda a estrutura estará instalada

Publicado em 21/11/2017 às 05:46

Sacolão é uma alternativa a mais, para colocar no mercado os excedentes das feiras, no dia seguinte (Foto: Pedro Ribas)

Em assembleia geral na tarde desta segunda-feira (20) a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama aprovou a criação do Sacolão do Produtor, uma nova modalidade de comercialização para os excedentes dos hortifrúti vendidos nas feiras da cidade – realizadas às terças, quartas, sextas e domingos, em pontos diferentes da área urbana. O projeto é do município, concebido a partir de referências do prefeito Celso Pozzobom e do diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan. A Prefeitura dará um suporte inicial, mas a ideia é que depois de algum tempo o Sacolão seja totalmente administrado pela associação.

As dificuldades enfrentadas desde o início do ano, tanto de ordem financeira quanto de gestão, atrasaram algumas propostas previstas e planejadas pelo prefeito. “Tivemos dificuldades com as estradas rurais sem conservação, falta de maquinário no pátio e restrição de recursos, mas agora a situação está sob controle e a programação de investimentos pode finalmente ser executada”, explicou Elídio Pavan. “Uma das ideias do prefeito Celso é criar o Sacolão do Produtor, uma espécie de quitanda onde serão vendidos frutas, verduras e legumes provenientes das feiras realizadas ao longo da semana. Queremos evitar o desperdício de alimentos e criar uma nova fonte de renda para os pequenos agricultores”, explicou.

A reunião serviu para esclarecer dúvidas dos produtores. O prefeito Celso Pozzobom reforçou que a ideia do projeto é evitar o desperdício e aumentar a renda do pequeno produtor. “Alguns de vocês tem mercado garantido granas ao Banco de Alimentos, à merenda escolar, cooperativa e também vendem para os supermercados. O Sacolão é uma alternativa a mais, para colocar no mercado os excedentes das feiras, no dia seguinte. Muitos desses alimentos se perdem, hoje em dia. A nova alternativa abre um mercado inexplorado, para usuários do terminal rodoviário urbano, vindos dos bairros e voltando para suas casas, nos finais de tarde”, disse.

Após a aprovação, o projeto deve passar por ajustes de acordo com a oferta de produtos. A previsão de funcionamento é o início de 2018, quando toda a estrutura estará instalada e a equipe de trabalho treinada. “O Sacolão vai ter a cara que o produtor desejar, pois a oferta de produtos vai depender da adesão e disponibilidade dos associados, bem como dos alimentos que destinarem para o comércio no local. Ele será moldado conforme a nossa realidade e tem tudo para dar certo. Imagino que, com o tempo, mais produtores deverão aderir ao projeto”, completou Elídio Pavan.

Fonte:

Deixe seu comentário