Portal da Cidade Umuarama

emprego

Agência do Trabalhador de Umuarama promove ações para inclusão de PCD

O 'Dia D' acontece em 26 de setembro, com apresentação de música em Libras, reuniões e palestras; confira a programação

Publicado em 13/09/2019 às 06:13

Cronograma teve início com orientações sobre carreiras para reabilitados (Foto: Tiago Boeing / PMU)

Uma programação bem diversificada foi preparada pela Agência do Trabalhador da Prefeitura de Umuarama, para atender a pessoa com deficiência (PCD) com orientações profissionais e apoio para inserção no mercado de trabalho, que vai culminar com o “Dia D” no próximo dia 26. O cronograma começou com orientações sobre carreiras e empregabilidade para reabilitados da Previdência Social (INSS), na manhã desta quinta-feira (12).

Em um bate-papo descontraído, pessoas que foram reabilitadas para o trabalho após períodos de afastamento por acidente ou outros motivos conversaram com o acadêmico de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), Thiago Gouvea da Silva, a gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini da Matta, e o assessor jurídico do Ministério Público do Trabalho, Luiz Carlos Alves. 

O evento foi promovido pelo INSS e Agência do Trabalhador. No próximo dia 18 haverá oficinas de bolachas para alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), promovido pelo Senac e agência, com dois grupos – das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

O “Dia D” – 26/09 – terá apresentação de música em Libras, composta por profissionais da Prefeitura egressos do Curso de Libras, e reunião com os gerentes e atendentes das Agências do Trabalhador da Regional de Umuarama a partir das 8h30, através de parceria entre a agência, o Sesi/Senai e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), com Elaine Totoli e Thiago Vinícius de Azevedo. 

À noite, 19h30, haverá palestra em alusão ao Dia do Surdo com Kate Maria da Silva Schroeder e os professores surdos Fernandes Bolson, Nádia Valentin, Sheila Regina Cuffa e Eduardo Megda, Tânia Marques (Cadastro Único), Gilclece Vieira (CRAS) e Emanuelle Cezário (intérprete), em parceria com a Associação dos Surdos de Umuarama (Assumu). 

Fechando a programação, dia 27 haverá palestras na Apae às 8h30 e 13h30 com o procurador do Ministério Público do Trabalho, André Vinicius Melatti, e a técnica do INSS Keity Ayumi Akimura.

Fonte:

Deixe seu comentário