Portal da Cidade Umuarama

Estudo

Acadêmico da Unipar ministra palestra na Federal de Uberlândia e PUC/PR

Lucas Augusto Gaioski Pagani apresentou seu trabalho intitulado 'O direito de propriedade e sua função social'

Publicado em 19/04/2018 às 08:06
Atualizado em

Lucas Pagani em palestra na 1ª Conferência Liberal em Curitiba (Foto: Unipar)

O acadêmico de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, Lucas Pagani, foi convidado para apresentar estudo na Universidade Federal de Uberlândia, no ‘1º Fórum da Liberdade do Triângulo Mineiro e Alto da Paraíba’. O evento discutiu ‘Ideias liberais e seu contexto no meio político e social no Brasil atual’.

O tema entrelaçou a área de Direito com as de jornalismo, educação, empreendedorismo, liberdade econômica, inovação e o novo mercado das criptomoedas. Lá, o estudante participou de uma conferência, onde ministrou palestra sobre ‘O direito de propriedade e sua função social: uma noção liberal no painel sobre direito e garantias individuais’, que é tema de um de seus estudos realizados na Unipar.

Este trabalho ele também teve oportunidade de apresentar na ‘1ª Conferência Liberal: Análises Austríacas e Contemporâneas’, que aconteceu em Curitiba, na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O evento tratou de política, jornalismo, direito e economia, com embasamento nas teorias da Escola Austríaca de Economia. “Na PUC a tarefa foi árdua”, revela o jovem.

“Palestrar ao lado de um jornalista da Jovem Pan e de um professor de processo civil que ganhou o prêmio Jabuti foi um desafio e tanto!”, orgulha-se. Mas, segundo ele, as experiências que viveu, nos dois momentos, foram muito importantes: “Elas me ajudaram na desenvoltura de falar em público e, principalmente, me deram a chance de expor as ideias que registrei em artigo desenvolvido na iniciação científica”.

Ele vai além: “Como palestrante, essas participações trazem uma preocupação com a qualidade do artigo e com o aprendizado do erro; durante as exposições temos que rever e lapidar o nosso trabalho para que fique mais apurado... é necessário que o artigo seja relido e melhorado; ao contrário, não há sentido na pesquisa”. O convite para palestrar em Uberlândia veio do professor Dennys Garcia Xavier da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e em Curitiba pela Students For Liberty Brazil, entidade da qual é membro.

O conteúdo da palestra é fruto do desenvolvimento de pesquisa do acadêmico sob a supervisão do professor Bruno Smolarek Dias, do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, que é também professor dos cursos de graduação de Direito da Unipar e da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Fonte:

Deixe seu comentário