Portal da Cidade Umuarama

Haja paciência

A dura tarefa de encontrar um estacionamento no Centro de Umuarama

A longa procura pela vaga de estacionamento ganha contornos de desespero quando o consumidor lembra do preço dos combustíveis

Postado em 13/10/2021 às 12:17 |

Sem vagas: a dificuldade de Kelia Rodrigues aumenta quando ela precisa trazer os pais para atendimento médico em Umuarama (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Acelera o carro, para, acelera novamente, e mais uma, duas, três vezes ou mais, o motorista realiza as mesmas cansativas manobras enquanto tenta não bater no automóvel que segue ao lado ou na frente. Essa é a epopeia vivida pelo consumidor que procura, contanto apenas com a ajuda da sorte, uma vaga de estacionamento no Centro de Umuarama.

No último fim de semana, quando muitos pais motivados pelo Dia das Crianças ainda procuravam presentes para seus filhos, a reportagem do Portal da Cidade Umuarama constatou que a avenida Paraná, onde se concentra grande parte do comércio da cidade, e as vias adjacentes, estavam com todas as vagas de estacionamento em uso, restando um tipo de procissão motorizada aos que ainda mantinham esperança de encontrar algum lugar para seu carro.

“Venho a Umuarama todos os dias, minhas filhas estudam aqui, e mesmo quando estou de motocicleta não encontro vagas. Já as 08h os estacionamentos destinados a esse veículo estão lotados”, disse a assistente social Kelia Carvalho Azevedo Rodrigues, de 39 anos, que mora no distrito de Lovat.

A dificuldade da assistente social aumenta quando ela precisa trazer os pais para atendimento médico em Umuarama. “Um deles é cadeirante, e sempre há carros em vagas especiais e que não estão autorizados para isso, principalmente nas proximidades de clínicas e farmácias”, lamentou.

Como o planejamento urbano não acompanhou o aumento no número de carros na cidade, a assistente social está ansiosa pelo retorno do estacionamento rotativo, em Umuarama já conhecido como Zona Azul, o que, segundo ela e empresários também ouvidos, solucionaria a falta de vagas de estacionamento. 

José Carlos Strassi /  Sindicato Patronal / Umuarama

Solução para o Natal

“Há mais de dois anos o comércio de Umuarama está sofrendo com essa questão. Entendo que existem prazos, mas o poder público deveria agilizar o processo. Mesma a esfera judiciária deveria observar com mais atenção esse problema”.

José Carlos Strassi / Sindicato Patronal / Umuarama

Carlos pontua que alguma solução deveria ser tomada até o fim do ano, para que o comércio não seja afetado nas vendas de Natal, um dos melhores períodos para o setor. “O comércio paga impostos, gera trabalho, contribui com a economia da cidade. Tenho um comércio há 21 anos, e se não facilitarmos para o nosso consumidor, ele procura outros meios para sua compra, como a opção on-line”, destaca o presidente do Sindicato Patronal. Para ele, uma solução seria a criação de estacionamentos em terrenos vazios no Centro da cidade. “Há muitos terrenos vazios, talvez criar algum tipo de isenção de impostos por um período, ou criar uma cobrança justa até que o estacionamento rotativo retorne.

Umuarama já contou com um estacionamento rotativo, que era gerenciado pela empresa Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento Ltda. Mas em 3 de abril de 2019, a Prefeitura Municipal de Umuarama decidiu rescindir unilateralmente o contrato do serviço. No momento uma licitação está em andamento para nova implantação da Zona Azul, mas o motorista e consumidor vai precisar ter mais uma pouco de paciência.

Segunda a assessoria de imprensa da prefeitura, as propostas foram abertas, houve a classificação e os participantes derrotados no preço apresentaram recursos. A Secretaria de Defesa Social/Umutrans está avaliando os recursos e preparando os pareceres, o que deve levar ainda algumas semanas.

Edital contempla a operação e gestão do sistema de estacionamento rotativo em formato digital, incluindo a distribuição de créditos, a disponibilização de tecnologia aos munícipes por meio de parquímetros, pontos de venda, aplicativo digital e a manutenção de todos os elementos do respectivo sistema, necessários ao seu funcionamento.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias