Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Segunda etapa do CBN Agro chega a Umuarama abordando a transformação digital

O entusiasta Fernando Martins apresenta teorias e exemplos de que a alta tecnologia no campo já é um presente

Publicado em 21/08/2019 às 05:51
Atualizado em

Apaixonado por inovação com mais de 30 anos de experiência, Fernando Martins tem mais de 40 publicações, incluindo 27 patentes (Foto: Divulgação)

Produtores rurais de todas as regiões do Paraná poderão participar, durante o mês de agosto, de uma nova rodada de palestras do CBN Agro 2019. Depois de um ciclo de oito encontros com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Xico Graziano, ocorrido em abril, agora o palestrante Fernando Martins irá tratar dos desafios impostos ao agronegócio do futuro, inclusive em Umuarama, nesta quinta-feira (22).

Martins irá levar aos participantes do evento um panorama completo sobre o papel das transformações da tecnologia no meio rural. “Em outros setores da economia, temos alguns aplicativos de transporte individual ou de hospedagem que fazem essa mudança tecnológica ser bastante perceptível. Mas na agricultura ainda não temos isso de forma tão clara. Então já começamos por aí, precisamos falar sobre o que é de fato essa transformação digital no agronegócio”, antecipa o especialista em inovação.

O palestrante reforça que, quando se fala em tecnologia, é comum associar a aplicativos e produtos utilizados dentro da porteira. Mas, segundo ele, é preciso analisar a tecnologia para o agronegócio em um contexto mais aprofundado. “Antes e depois da porteira também temos muita tecnologia, desde a contratação de crédito e seguro agrícola, a compra de insumos, a comercialização da produção e uma série de outras atividades. Há toda uma jornada do produtor envolvida quando se fala em transformação digital”, avalia.

Nesse sentido, na avaliação de Martins, o produtor rural brasileiro sai na frente por ser um entusiasta da inovação no campo. “Aqui no Brasil, os produtores são muito permeáveis à inovação. Em média, produtores são mais jovens, pessoas interessadas que veem resultado quando aplicam tecnologia. O produtor brasileiro é muito curioso, é profissional, ele se preocupa em como essa tecnologia tem um impacto no final”, elogia.

Fernando Martins

Apaixonado por inovação com mais de 30 anos de experiência, Fernando Martins atuou em empresas de alta tecnologia como IBM, Rockwell, Allen-Bradley, e na Intel onde contribuiu por 20 anos em diversas posições de liderança e foi Diretor de Planejamento Estratégico na Intel Corporation EUA, e Presidente da Intel do Brasil. Mais recentemente foi conselheiro do grupo JACTO e CEO da AgroTools – uma provedora de “insights” para corporações do agronegócio. Fernando é um especialista em transformação digital e conselheiro de administração que provê recomendações a empresas em diversas verticais, é “Operating Partner” de diversos fundos de investimento como a Advent International. Fernando tem mais de 40 publicações, incluindo 27 patentes. Obteve seu Ph.D. em Engenharia Elétrica e de Computação pela Carnegie Mellon University, é bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, é graduado nos programas de Executive Education de OGI/Stanford e da Universidade da Virginia.

Serviço

Data: 22/08/2019
Horário: 19h30 
Local: Anfiteatro Sociedade Rural de Umuarama – Parque de Exposições – Rodovia PR-323 
Convites gratuitos: Sindicato Rural de Umuarama – Avenida Brasil, 3547

Fonte:

Deixe seu comentário