Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Sanepar amplia distribuição de adubo para agricultores de Umuarama e região

Produto gerado nas estações de tratamento de esgoto da Companhia aumenta produtividade em áreas beneficiadas

Publicado em 27/07/2020 às 21:44

No Paraná, a região Noroeste é a que mais recebe o lodo de esgoto na agricultura, com aproveitamento de 100% do material (Foto: AEN)

O adubo produzido a partir do lodo de esgoto da Sanepar, em 2019, aumentou a produtividade de 2.600 hectares beneficiando 122 agricultores de 46 municípios no Paraná. Na semana em que se comemora o Dia do Agricultor (28 de julho), a Sanepar divulga o balanço do Programa de Uso Agrícola do Lodo, em relatório entregue ao Instituto Água e Terra (IAT).

No ano passado, a Sanepar destinou mais de 27 mil toneladas de lodo, gerado nas estações de tratamento de esgoto. Um volume 30% maior do que no ano anterior. “Isso significa que aumentamos a quantidade de lodo disposto da forma mais adequada social e ambientalmente: o uso agrícola. O material que é usado na agricultura deixa de ir para os aterros”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

De todo o lodo gerado nas 249 estações de tratamento de esgoto da Sanepar, 41% vão para a agricultura. “Além de ser distribuído gratuitamente, o lodo substitui com vantagem o uso de corretivos da acidez e também contém nutrientes, aumentando a eficiência das culturas”, afirma o diretor. A Sanepar trabalha para ampliar ano a ano a destinação agrícola do produto.

No Paraná, a região Noroeste é a que mais recebe o lodo de esgoto na agricultura, com aproveitamento de 100% do material produzido nas estações de tratamento.

Em 2019, Umuarama foi a região que mais reciclou lodo de esgoto no Paraná. O trabalho foi feito pela Sanepar, em parceria com o Governo do Paraná, prefeituras, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), sindicatos rurais e secretarias municipais de agricultura.

Produtores rurais de 16 cidades da região de Umuarama receberam, gratuitamente, 11,7 mil toneladas de lodo de esgoto gerado nas estações de tratamento para serem aplicados na agricultura.

Fonte:

Deixe seu comentário