Portal da Cidade Umuarama

Nesta segunda

Rally da Pecuária chega ao Paraná e realiza evento técnico em Umuarama

A expedição realizará evento técnico para produtores e profissionais do setor com o tema “É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”

Publicado em 08/07/2019 às 00:59
Atualizado em

Na semana passada os técnicos deram a largada do Rally e avaliaram as condições da pecuária de corte no Rio Grande do Sul (Foto: Assessoria)

O Rally da Pecuária 2019, maior expedição técnica privada sobre a pecuária bovina de corte no Brasil, chega a Umuarama nesta segunda-feira, às 18h30, em Umuarama. A expedição realizará evento técnico para produtores e profissionais do setor com o tema “É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”. Será na sede da Sociedade Rural, localizada no parque Dario Pimenta da Nóbrega.

Na semana passada os técnicos deram a largada do Rally e avaliaram as condições da pecuária de corte no Rio Grande do Sul. Esse ano, o Rally da Pecuária começa com o mercado em alta, consequência da redução da oferta de animais em todo país e das tendências de exportações. O mercado é favorável aos produtores, especialmente os que operam com maiores níveis de produtividade.

Os pecuaristas do Paraná, no entanto, passam por um momento de preocupação quanto às decisões do Governo. O Estado discute antecipar a retirada da vacinação contra aftosa, antecipando o cronograma do Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa. A decisão coloca os paranaenses na direção inversa do restante do país. Praticamente todos os demais Estados estão revendo e postergando o cronograma do plano.

“Nas últimas edições do Rally da Pecuária, identificamos que 93% dos técnicos entrevistados não concordam com a execução do plano no cronograma que havia sido proposto pelo Ministério da Agricultura”, avalia Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

No Paraná, o número de técnicos que discordam do cronograma original para a retirada sobe para 98%, ainda de acordo com os dados do Rally da Pecuária. “A decisão vai isolar o Estado e causar impactos irreversíveis na cadeia produtiva de pecuária de corte”, avalia Nogueira.

As conclusões de um estudo conduzido pela Athenagro sobre o tema, com informações do Rally da Pecuária, serão discutidas no evento regional e nas oficinas realizadas no Estado. Outros temas tratados serão perspectivas de mercado, tendências e impactos nos resultados das fazendas de pecuária de corte.

Ao todo, ao longo do trajeto das 7 equipes (em Umuarama estará a equipe 2), o Rally da Pecuária terá 8 eventos com o tema “É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”, além de 14 oficinas da produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos ao longo do trajeto.

Roteiro

A expedição técnica concentrará o roteiro em cerca de 50 mil quilômetros nas principais regiões pecuárias de 10 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

O início das atividades em campo foi no Rio Grande do Sul entre os dias 1 e 6 de julho, quando os técnicos da Equipe visitaram as regiões de Porto Alegre, Pelotas, Dom Pedrito, Alegrete e Santa Maria.

No dia 21 de julho, a Equipe 3 sairá de Cuiabá (MT) com destino às regiões de Cáceres, Barra do Bugres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda e Comodoro, chegando então a Vilhena (RO), no dia 27. No dia seguinte, a Equipe 4 iniciará as visitas nas regiões de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, finalizando o trecho em Porto Velho no dia 1º de agosto.

Os técnicos da Equipe 5 começarão os trabalhos em 12 de agosto em Marabá, no Pará, percorrendo as regiões de Xinguara e Redenção. Nos dias 16 e 17, avaliarão a região de Araguaína, no Tocantins. A partir do dia 18 de agosto, a Equipe 6 estará em Palmas e Peixes, também no Tocantins, seguindo então para Goiás, nas regiões de São Miguel do Araguaia, Mozarlândia e Jussara, finalizando os trabalhos na capital, Goiânia, no dia 24.

A Equipe 7 sairá de Goiânia no dia 2 de setembro, com destino a Minas Gerais, onde visitará áreas em Prata e Iturama. No dia 5, chegará a Barretos e concluirá as atividades de campo em Marília, no dia 6. Até o dia 12 de setembro, serão finalizadas as análises dos dados obtidos em campo.

O Rally da Pecuária é organizado pela Athenagro e pela Agroconsult e patrocinado por Corteva Agriscience, Ourofino Saúde Animal, Bellman Trouw Nutrition, Santander e Amarok / Volkswagen, com apoio do Webmotors, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ABIEC (Associação brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e JetBov. 

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente no https://twitter.com/rallydapecuaria, https://www.facebook.com/rallydapecuaria e https://www.instagram.com/rallydapecuaria/

Serviço

“É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”
Data: 08/07/2019, às 18h30 
Endereço: Sociedade Rural de Umuarama (Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega - PR 323)
Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/rally/2019 


Fonte:

Deixe seu comentário