Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Umuarama distribui calcário e fertilizantes para estimular produção leiteira

Os insumos foram distribuídos no galpão do Aterro Sanitário Municipal, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Publicado em 14/10/2019 às 00:10
Atualizado em

Foram entregues três toneladas de calcário e 800 quilos de adubo superfosfato simples para produtores umuaramenses (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Dezenas de produtores rurais assistidos por Umuarama receberam calcário e fertilizantes doados pelo município para melhorar as pastagens e, com isso, aumentar a produtividade de leite. Os insumos foram distribuídos na manhã desta sexta-feira (11), no galpão do Aterro Sanitário Municipal, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. 

O diretor de Agricultura e Pecuária do município, Vinícius de Oliveira Chimenez, explicou que foram entregues três toneladas de calcário e 800 quilos de adubo superfosfato simples para cada produtor. “Esses insumos são suficientes para preparar um alqueire de terra para o plantio de capim, grama ou alguma forragem – como milho, por exemplo – para silagem, a fim de melhorar a alimentação do rebanho leiteiro e aumentar a produção”, informou. 

Cerca de 80 produtores serão atendidos nesta etapa. “Além de distribuir calcário, adubo e cama de galinhas poedeiras, também investimos bastante na conservação e melhorias das estradas, para assegurar boas condições de deslocamento até as propriedades rurais. Os engenheiros orientam e acompanham as diversas culturas, somos parceiros no preparo e na correção do solo, curvas de nível e outros serviços”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

Por meio do programa de apoio à produção de leite, a Prefeitura tem fornecido trator e equipamentos para o preparo do solo. “Um alqueire que é bem preparado faz toda a diferença nas pequenas propriedades. Temos notado bons resultados dos produtores que já foram atendidos e agora, com calcário e adubo eles terão ainda mais condições de melhorar o desempenho do seu rebanho”, disse o diretor de Agricultura e Pecuária, Vinícius Chimenez. “Se o criador usar o piqueteamento nesta área, os resultados serão ainda melhores”, apontou. 

O sitiante Pedro Esteves Santiago, que cria 36 cabeças de gado em sua propriedade na Estrada Baiana, disse que os insumos farão diferença na produção. “A pastagem vai melhorar bastante com o calcário, que corrige a acidez do solo e permite o melhor aproveitamento do adubo. Essa ajuda da Prefeitura é muito importante para nos ajudar a enfrentar as dificuldades do dia a dia no campo. Agora é só torcer para que a chuva venha na quantidade necessária”, comentou. 

O vizinho de sítio e irmão, Francisco Santiago, também agradeceu o apoio do município. “A gente tira cerca de 150 litros de leite por dia na propriedade. Com a pastagem reformada e enriquecida com adubo e calcário, queremos aumentar essa produção e ganhar um pouco mais, melhorando a nossa condição de vida”, afirmou.

Fonte:

Deixe seu comentário