Portal da Cidade Umuarama

Economia rural

Governador exalta o valor da agroindústria do PR durante visita à Expo Umuarama

O governador em exercício Darci Piana citou obras e projetos que beneficiam a região Noroeste

Publicado em 10/03/2023 às 15:18
Atualizado em

A feira está em sua 48ª edição nacional e 21ª internacional com o objetivo de demostrar, através dos seus vários segmentos, o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná (Foto: AEN)

O governador em exercício Darci Piana destacou a importância do agronegócio durante a sua participação na Expo Umuarama nesta sexta-feira (10). Ele participou de um encontro com prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e empresários do setor agroindustrial, a quem citou investimentos feitos e novos projetos que vão alavancar ainda mais a economia regional.

“O Paraná cresce em torno de 12% ao ano na nossa produção do agronegócio e precisa ter escoamento para isso tudo. No porto, por exemplo, estamos ampliando a capacidade de carga com o Moegão, em função do projeto da Nova Ferroeste, que será licitada em breve e vai melhorar o escoamento da produção. Na região Noroeste, temos obras como a Estrada Boiadeira e a duplicação da PR-323, além das novas concessões rodoviárias programadas para ampliar a capacidade das estradas”, apontou Piana.

O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil e neste ano também deve bater o recorde ne produção da safra de soja. O agronegócio é responsável por mais de 30% do PIB estadual.

Piana também disse que o Governo do Estado estimula a produção agropecuária com diversos programas próprios. Desde 2019, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento firmou convênios que garantiram implementos agrícolas, panificadoras e hortas comunitárias, Central de Alimentos e veículos aos municípios do Noroeste. Também houve a liberação de R$ 32,3 milhões em créditos do RenovaPR e a readequação de 142 quilômetros de estradas rurais.

Coopera Paraná, Compra Direta, Trator Solidário e Banco do Agricultor também são exemplos de iniciativas que valorizam ainda mais o produtor rural, com garantia de compra da produção, apoio para a realização de novos investimentos e juros subsidiados para transformação energética.

O governador em exercício ainda lembrou que a missão comercial internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior deverá gerar resultados positivos para o agronegócio de todo o Estado, incluindo a região Noroeste.

“Nosso governador está no Japão procurando abrir novos mercados para vender os produtos que nós produzimos aqui, principalmente a carne de suíno e carne de gado. É uma medida que reconhece o esforço dos produtores paranaenses e que dará a oportunidade deles ganharem mais, ajudando também a economia do Paraná”, concluiu.

Governador em exercício Darci Piana participou de um encontro com prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e empresários do setor agroindustrial

Expo Umuarama

A feira está em sua 48ª edição nacional e 21ª internacional com o objetivo de demostrar, através dos seus vários segmentos, o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. São 11 dias de festa, de 9 a 19 de março, com expectativa de aproximadamente 300 mil visitantes e R$ 85 milhões de movimentação de negócios gerais.

A tradição da pecuária e a força da agricultura se unem às alternativas tecnológicas a serviço do agronegócio, proporcionando um cenário de horizontes para o campo e a cidade. A exposição também se destaca como vitrine da indústria, comércio e prestação de serviços, com presença de empresas do ramo moveleiro, gastronômico, metal mecânico e vestuário. A programação artística atrai grandes nomes da música nacional, que também tem entre os seus atrativos o rodeio transformando a Expo Umuarama em uma das grandes festas do circuito nacional.

Na avaliação do prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel da Silva, a Expo Umuarama serve como vitrine para expor o potencial econômico da região Noroeste. “Tudo o que produzimos está sendo mostrado na feira para mais de 300 mil pessoas”, disse. “É também uma oportunidade para agradecer o Governo do Estado por intervenções como a duplicação da PR-323, que dará uma nova visibilidade para a região de Umuarama, melhorando o fluxo e reduzindo acidentes”, complementou o prefeito, mencionando a obra que deve ser concluída nos próximos meses.

Amerios

Fundada em 1970, a associação tem como objetivo ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos 21 municípios participantes: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê.

Presenças

Também participaram da visita à Expo Umuarama o secretário da Saúde, César Augusto Neves; o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel; o secretário do Turismo, Márcio Nunes; o diretor-presidente da Ceasa, Eder Bublitz; o deputado federal Beto Preto; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Flávia Francischini, Soldado Adriano José, Do Carmo e Matheus Vermelho, além de prefeitos da região Noroeste do Paraná.

Fundada em 1970, a Amerios tem como objetivo ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos 21 municípios participantes

Fonte:

Deixe seu comentário