Portal da Cidade Umuarama

Inclusão social

Faísca completa 4 anos evidenciando a cultura e a agricultura familiar regional

Criada em 2015 com o objetivo de ofertar alimentos saudáveis, hoje ela é ponto de encontro de artistas e outros empreendedores de Umuarama e região

Publicado em 02/08/2019 às 07:00
Atualizado em

Feira Faísca é responsável por incentivar a produção e comercialização de alimentos saudáveis (Foto: Cogito Coletivo)

Neste sábado, dia 03, a Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes, a conhecida Faísca, completa 4 anos. Criada em 2015 com o objetivo de ofertar alimentos saudáveis, hoje ela é ponto de encontro de artistas e outros empreendedores de Umuarama e região.


A Faísca é fruto de um projeto da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada ao Departamento de Ciências Agrárias, do campus da Capital da Amizade. A iniciativa reúne, num mesmo espaço público, dança, música, artesanato e produtos agroecológicos.


Geração de trabalho e renda

A Feira Faísca nasceu com a finalidade de gerar trabalho e renda para os agricultores atendidos pelos projetos agroecológicos dos cursos de agrárias da UEM, mas atualmente representa muito mais do que isso, destaca o professor Max Emerson Rickli, idealizador da Feira.


"Os produtores atendidos pela universidade reconhecem que a Faísca fecha o ciclo de produção e de distribuição dos alimentos que são cultivados e beneficiados por eles. Por outro lado, a feira é uma opção para os consumidores que procuram alimentos livres de agrotóxico", disse Emerson.


Segurança alimentar

Agricultores interessados em participar da feira não precisam pagar nada. No entanto, é preciso produzir os produtos que pretende vender e seguir os preceitos da economia solidária, que se preocupa com a segurança alimentar, isto é, em oferecer comida saudável; preservação do meio ambiente no processo produtivo e garantia de qualidade de vida para quem produz e quem consome o produto.

Thiago Alexandre Uliana / representante dos expositores

Cultura e renda

Ainda tem muita gente que não conhece a Feira e sua importância, ela gera renda para o agricultor familiar, sem atravessadores, e prestigia a arte regional. Muitos artistas locais passaram a ser reconhecidos a partir de apresentações na Faísca. Eles tiveram um espaço para divulgação de seus talentos e o público pôde ver gratuitamente. Por todas essas qualidades, a Feira deve ser abraçada pela comunidade de Umuarama e região

Thiago Alexandre Uliana / representante dos expositores


Competências regionais

Além de incentivar a produção e comercialização de alimentos saudáveis, a Feira Faísca promove a venda de outros produtos produzidos nas propriedades rurais da região, como é caso do artesanato. Ele é uma possibilidade de mostrar as capacidades e competência da região. O artesanato também é considerado um produto socialmente justo e ecologicamente correto.


Programação de aniversário 

A Faísca acontece todos os sábados, das 16 às 19 horas, nos fundos do Estádio Municipal Lucio Pipino, onde acontece a tradicional Feira do Produtor. E no dia 3 de agosto, data do aniversário da Feira, os organizadores promovem uma festa especial com várias atrações, entre elas o 'Rock Solidário', que terá a companhia de uma praça de alimentação que oferecerá chope e hambúrguer artesanais. O público que irá prestigiar o evento está sendo incentivado a levar um quilo de alimento não perecível, artigos de higiene ou material de limpeza, que serão doados para o Lar São Vicente de Paulo.

Apresentam-se no 'Rock Solidário' as bandas Ritmo Brazuca, Terremotor, Emergencial e Monotonicos. Todos estão convidados a participar da festa comemorativa.

Fotos: Cogito Coletivo

Fonte:

Deixe seu comentário