Portal da Cidade Umuarama

Ciclo

Faisca aproxima consumidores a alimentos orgânicos de produtores regionais

Qualidade do manejo repassada pelos projetos agroecológicos da UEM contribuem com a melhoria de vida no campo

Publicado em 06/11/2021 às 11:12
Atualizado em

Família de Devanir Favoreto produz alimentos livres de agrotóxico (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A vida do casal de agricultores Devanir e Elza Favoreto mudou desde que a propriedade rural da família começou a receber, há cerca de seis anos, assistência da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A qualidade do manejo adotada e a consciência agroecológica, repassados pelos projetos agroecológicos dos cursos de agrárias da UEM, promoveu a valorização das hortaliças e verduras produzidas e comercializadas em Xambrê e na Feira Faisca.

Por intermédio do “Programa Paraná mais Orgânico” da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, a propriedade rural do casal foi certificada em 2019, se tornando a primeira de produção orgânica do município de Xambrê.

Melhoria de vida no campo

“Trabalhamos em família, então o apoio técnico foi fundamental, nos direcionou para a geração de renda. Os alimentos produzidos aqui são uma opção para os consumidores que procuram alimentos livres de agrotóxico”, destaca Devanir.

Faisca como vitrine

Os produtores atendidos em Umuarama e região pelos projetos da Incubadora reconhecem que a Faisca fecha o ciclo de produção e de distribuição dos alimentos que são cultivados e beneficiados por eles. Um dos idealizadores da Faisca, o professor Max Emerson Rickli e coordenador da Incubadora, explica o objetivo da feira. Veja a entrevista:


Identidade cultural

Além de ter a finalidade de gerar trabalho e renda para os agricultores atendidos pelos projetos agroecológicos, a Feira também se transformou em ponto de encontro de artistas e outros empreendedores da cidade e região.

Visite a Feira neste sábado

Até às 20h, deste sábado (6), na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca (fundos do Estádio Lucio Pipino) o público poderá realizar sua procura por alimentos livres de agrotóxico ao som do próprio Kaio Miotti, Cíntia Santos, Monotônicos e Ibatora. Importante ressaltar que a feira que entrou no calendário oficial de eventos da cidade ocorre respeitando todas as normas sanitárias vigentes, por isso, o uso de máscara é obrigatório.

Fotos foram registradas antes da pandemia, durante processo de certificação orgânica, por isso os personagens estão sem máscara (Fotos crédito: Thiago Casoni)

Fonte:

Deixe seu comentário