Portal da Cidade Umuarama

Mineraction

Encontro traz tecnologia e conhecimento para pecuaristas da região de Umuarama

Evento contará com a presença de pesquisadores e especialista em assuntos ligados as demandas regionais

Publicado em 21/10/2022 às 15:48

O encontro será realizado na Sociedade Rural de Umuarama com início, às 8h, neste sábado (22) (Foto: Assessoria)

Com 859.500 cabeças, o núcleo regional de Umuarama segue como um dos maiores do Paraná na produção de bovinos. A região mantém a tradição da cultura e por isso, investir em tecnologia e qualificação se tornou fundamental, para obter resultados expressivos na pecuária. Pensando nisso, no próximo dia 22 (sábado), será realizado o Encontro de Pecuaristas do Noroeste do Paraná, o Mineraction.

O encontro será realizado na Sociedade Rural de Umuarama com início, às 8h. Este é o terceiro ano do Mineraction, organizado pela Minerphós Nutrição Animal, que contará com a presença de pesquisadores e especialista em assuntos ligados as demandas regionais. Entre eles, o professor do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Unesp e pesquisador da APTA Colina (SP), Gustavo Rezende. O professor e zootecnista é um dos criadores do conceito Boi 777, e apresentará a palestra “Da Barriga da Vaca á Carcaça: Como o Conceito do Boi 777 Pode Aumentar a sua Lucratividade".

“Mais do que ter de produzir sete arrobas na cria, sete arrobas na recria e sete arrobas na engorda, o conceito do animal de 21 arrobas, com cerca de dois anos de idade, trouxe para o setor produtivo um trabalho de juntar um monte de pesquisas, informações que existiam em centros de estudos e em universidades de excelente qualidade. Resumimos tudo isso, mastigamos e colocamos de uma forma fácil de entendimento para o produtor, para ele enxergar que ele pode fazer”, disse Gustavo Rezende Siqueira.

Programação

O evento segue com palestras de Anderson Finkler: “Produção de pré secado como estratégia nutricional em períodos secos”; Paulo Dias: “Informação turbinando o lucro – O impacto da tecnologia na gestão de alta performance”; Vanderlei Scomparin: “Estratégias para reduzir o custo de produção da porteira para dentro, garantindo desempenho e lucratividade na engorda” e Sérgio Roberto: “Como as ferramentas da Minerphós tem contribuindo para o crescimento da pecuária nacional”.

Validação

O valor bruto da produção regional da safra 2020/2021 alcançou as cifras de R$ 6.4 bilhões e entre as principais atividades estão os setores da bovinocultura que gerou R$ 1.9 bilhões. Conforme o engenheiro agrônomo do Deral, Antonio Carlos Fávaro, os valores destacam para a pecuária bovina de corte, que contribuiu com 29,8% do VBP. Segundo ele, o levantamento mostra a pecuária de corte como a que mais cresceu (29,85%) em relação à última safra.

Entretanto, na visão de Fávaro, a regional de Umuarama caminha em passos lentos, pois os números de produção poderiam ser maiores. Neste sentido entra a necessidade de investimento em conhecimento e tecnologia.

Para o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, um evento como o Mineraction deve ser aproveitado por todos produtores, devido o tamanho da qualidade técnica dos palestrantes. “É um conhecimento de milhões e que está na mão de quem participar do evento”, destacou.

Fonte:

Deixe seu comentário