Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Cultivo mecanizado de tubérculos já mostra resultados em Umuarama

A Prefeitura auxilia no processo com orientação técnica, insumos para correção do solo e a plantadeira de tubérculos

Publicado em 28/09/2018 às 07:25
Atualizado em

A parceria envolve a Prefeitura, a Cooperu (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama), a Seab e a Emater/PR (Foto: Tiago Boeing)

Os primeiros frutos do Projeto Tubérculos, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e a Emater/ PR, foram apresentados ao prefeito Celso Pozzobom e outras lideranças na manhã desta quinta-feira, 27, durante dia de campo na Vila Rural do distrito de Lovat. Cebolas, beterrabas e cenouras de diversas variedades e alta qualidade encheram os olhos dos visitantes, na maioria agricultores familiares que poderão ser beneficiados pelo projeto.

Com a finalidade de suprir as necessidades do mercado – que busca esses tubérculos fora da cidade –, além de diversificar a produção rural e aumentar a renda dos pequenos agricultores, um piloto do projeto foi lançado inicialmente com quatro produtores da vila rural, que cultivaram cerca de um hectare. “A Prefeitura auxilia no processo com orientação técnica, insumos para correção do solo e a plantadeira de tubérculos, adquirida em parceria com o Estado graças a uma emenda do deputado estadual Fernando Scanavaca”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.

O secretário de Agricultura do município, Elídio Pavan, lembrou que uma das dificuldades para os produtores investirem no cultivo de tubérculos é a falta de mão de obra. “Com o plantio mecanizado, eliminamos esse problema e ainda capacitamos o nosso pequeno agricultor para uma atividade rentável, de baixo investimento e com orientação técnica do nosso agrônomo Márcio Rezende, que acompanha todos os passos do cultivo”, disse.

No projeto-piloto foram testadas algumas variedades para apontar quais respondem melhor ao solo e às condições climáticas da região. “Esse é um exemplo do planejamento, a partir de uma leitura que apontou as carências do mercado. O cultivo vem para fortalecer os pequenos agricultores e essa plantadeira de tubérculos é única em toda a região, uma aposta da administração municipal que deve beneficiar pelo menos uns 30 agricultores nos próximos meses”, acrescentou o agrônomo.

A parceria envolve a Prefeitura, a Cooperu (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama), a Seab e a Emater/PR. “Eu tenho paixão pela agricultura, mas quando assumimos a Prefeitura a saúde tinha mais urgência. Agora estamos prontos para investir mais na agricultura e também na educação. O potencial é imenso e o mercado ainda busca muita coisa fora. Há espaço para tudo que conseguirmos produzir em cebola, beterraba e cenoura”, disse o prefeito Pozzobom.

Em visitas a outros municípios, o prefeito e sua equipe viram o grande potencial dos tubérculos. “Vamos oferecer todo o apoio que o produtor precisa, com boas estradas – recentemente lançamos o projeto de pavimentação rural, cascalhamentos e readequações –, distribuição de adubo de origem animal ('cama' de galinhas poedeiras), análise e correção do solo, equipamentos e a plantadeira que vocês já conhecem. A produtividade que o agricultor Juraci Rodrigues obteve no projeto-piloto será estendida e vocês terão todo o nosso apoio”, completou o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário