Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Cooperativa de Umuarama recebe trator e plantadeira de tubérculos

Município deve adquirir trator para implantar curvas de nível nas pequenas propriedades rurais

Postado em 06/04/2018 às 09:17 |

equipamento foi adquirido com recursos do Governo do Estado (Foto: Tiago Boeing/PMU)

O prefeito Celso Pozzobom, o diretor de Agricultura do município, Elídio Pavan, o deputado estadual Fernando Scanavaca e dirigentes da Sociedade Rural de Umuarama (Milton Gaiari, presidente), da Aciu (Orlando Luiz Santos, presidente), da Emater/PR e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), José Antônio Duarte, entregaram à Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), na manhã desta quinta-feira, 5, um trator e uma plantadeira de tubérculos adquiridos por R$ 137 mil.

O equipamento foi adquirido com recursos do governo do Estado, assegurados pelo deputado Scanavaca, com o aval da Coresan (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional) - representado por Sibila Duque - através de edital aprovado junto ao Programa de Geração de Renda e Desenvolvimento Local – Mais Renda no Campo, da Seab. “Graças à agilidade da nossa equipe da Diretoria de Agricultura e ao apoio do parceiros, conseguimos garantir a aquisição do trator e dos implementos que vão ajudar a Cooperu a melhorar a produtividade e, consequentemente, a renda e as condições de vida dos cooperados”, disse o prefeito.

Pozzobom falou sobre o planejamento da administração para o setor agropecuário, o cuidado com as estradas rurais – seriamente danificadas pelas chuvas –, a renovação do pátio rodoviário com tratores, patrolas, pás carregadeiras, escavadeira hidráulica e caminhões, além de implementos agrícolas, aquisição e distribuição de insumos como esterco, calcário e adubos, e anunciou que o município deve adquirir ainda um trator de grande porte com grade terraceadora, para implantar curvas de nível nas pequenas propriedades rurais. “E vem aí o Sacolão do Produtor, mais uma alternativa para os agricultores comercializarem o excedente da produção em um ponto na área central de Umuarama, próximo da Rodoviária e do terminal do transporte coletivo urbano”, lembrou.

Criada em 2010, a cooperativa conta hoje com 276 agricultores associados e no último ano movimentou cerca de R$ 2,4 milhões em produtos comercializados junto a supermercados e programas governamentais – como a merenda escolar, combate à fome e segurança nutricional.

O presidente da Cooperu, Ademir Ragazi, agradeceu o apoio do município e do governo do Estado e disse que o trator e a plantadeira ajudarão vários agricultores a plantar tubérculos (batata-inglesa, batata-doce, beterraba, cenoura e inhame, entre outros) para atender até o final de 2018 pelo menos 20% do mercado local. “Hoje, toda a produção é adquirida fora do município. É um mercado que os nossos agricultores poderão ganhar aos poucos e melhorar a sua renda”, afirmou.

O deputado Scanavaca foi quem alertou os técnicos locais sobre o edital do programa. Ele lembrou que, na sua época como prefeito, conseguiu equipar 14 associações de produtores com tratores e implementos agrícolas, “porém a maioria se perdeu ao longo dos anos e hoje o prefeito Celso precisa começar esse trabalho novamente”, disse.

O agrônomo Márcio Rezende, da Prefeitura de Umuarama, foi quem elaborou o projeto para aquisição do trator e vai acompanhar a sua utilização, pelos produtores. A Diretoria de Agricultura inclusive já realiza um plantio experimental em uma propriedade no distrito e os resultados vão ajudar a direcionar a produção de tubérculos no município.


Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas