Portal da Cidade Umuarama

Agronegócio

Agricultura dispõe mudas de banana-maçã para estimular fruticultura em Umuarama

As mudas são de alta qualidade e, com irrigação e o devido cuidado, poderão gerar grandes resultados e ajudar a melhorar a renda dos agricultores

Publicado em 30/01/2023 às 17:45

Variedade de banana tem ótimo rendimento se tiver o trato adequado e deve despertar as atenções dos produtores rurais para a fruticultura (Foto: Assessoria)

Pequenos produtores rurais de Umuarama receberam o repasse de mais de 3 mil mudas de banana-maçã distribuídas pela Secretaria Municipal de Agricultura no viveiro municipal, na manhã desta segunda-feira, 30. As mudas são de alta qualidade e, com irrigação e o devido cuidado, poderão gerar grandes resultados e ajudar a melhorar a renda dos agricultores.

O secretário Murilo Teixeira disse que esta é mais uma aposta do município na fruticultura, com total apoio do prefeito Hermes Pimentel. “O prefeito é um grande apoiador dos pequenos produtores. Nesta gestão estamos concedendo uma série de incentivos e insumos, além de assistência técnica e mudas selecionadas, tudo para estimular o aumento da produtividade e da renda no campo”, disse.

O prefeito destacou a assistência técnica, que faz a diferença no desenvolvimento da agropecuária no município, a dedicação dos produtores e as condições ofertadas pela prefeitura.

“Estamos distribuindo calcário, o município já entregou esterco, adubo e cavacos, mudas de várias frutas – como mamão, maracujá e goiaba –, tudo com ótimos resultados, e agora vamos apoiar os que querem produzir banana. O consumo local é abastecido com frutas de regiões distantes, portanto o mercado é garantido para quem quer produzir e o município ajudará na medida do possível”, completou.

As mudas foram adquiridas em Minas Gerais e desenvolvidas no viveiro municipal. Nesta segunda foram distribuídas cerca de 300 mudas para cada produtor. A agricultora Marilda Silva do Amaral, moradora da localidade Três Placas, estava animada com as novas perspectivas.

“Plantei mamão com apoio da Prefeitura e os resultados foram excelentes. Só não continuamos com a atividade porque a plantação foi destruída por uma chuva de granizo. Agora vamos iniciar o cultivo de banana com 330 mudas e esperança de sucesso”, disse ela. O cultivo deve ocupar uma área de 3 mil m² em sua propriedade, que já é bem diversificada com outras culturas.

A diretora de Agricultura e Pecuária do município, Luanna Paula Lopes, colocou a estrutura da secretaria à disposição dos agricultores, apresentou a equipe que ajudará com a assistência técnica e lembrou que a distribuição de calcário – em andamento no aterro sanitário municipal – é aliada dos produtores que querem melhorar a produção.

As mudas são da variedade BRS Princesa – Embrapa, um híbrido de banana tipo maçã que tem como principal característica a resistência ao fungo de solo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, causador da doença murcha de Fusarium, antes chamada de Mal-do-Panamá ou fusariose.

“O segredo da produtividade é corrigir o solo, adubar bem e irrigar a plantação. Essa variedade de banana tem ótimo rendimento se tiver o trato adequado e deve despertar as atenções dos produtores rurais para a fruticultura”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário