Criando oportunidade
2º Encontro Diocesano da Pastur trata do Turismo Religioso e Rural em Umuarama
objetivo do encontro foi proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre o potencial do turismo religioso e rural da cidade e região
Publicado em 27/08/2024 às 15:15
No último domingo, dia 25, aconteceu o 2º Encontro Diocesano da Pastoral do Turismo (Pastur), na Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama. O objetivo do encontro foi proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre o potencial do turismo religioso e rural da cidade e região, destacando a experiência de fé e as oportunidades de desenvolvimento da comunidade.
Num dia gelado, o primeiro momento do encontro foi marcado pela assessoria de Bruno Colombo, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), de Douradina, com exposição sobre o desenvolvimento do turismo rural e os cuidados necessários para saber se um determinado local tem potencial para se tornar um atrativo turístico. A segunda palestra foi com Francisco Izidoro, do Santuário de Santa Rita de Cássia, de Lunardeli, sobre turismo religioso, a organização da paróquia e o envolvimento da comunidade, além da experiência de fé dos turistas que visitam igrejas e santuários.
Objetivo do encontro foi proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre o potencial do turismo religioso e rural da cidade e região, destacando a experiência de fé e as oportunidades de desenvolvimento da comunidade
Após as palestras, foram apresentados dois cases: turismo rural e turismo religioso na Diocese. Em seguida, o grupo almoçou no Restaurante Cavalinho Costelaria. No período da tarde, foi realizado um City Tour por Umuarama, incluindo uma pausa para café rural com a família Uliana e uma visita à Capelinha de Nossa Senhora Aparecida, construída no início de Umuarama.
Para o padre Carlos Alberto de Figueiredo, assessor Diocesano da Pastur, o encontro foi excelente. “Eu gostei muito, pois aprendemos mais sobre turismo religioso e rural. Tivemos momentos de oração, troca de experiência, brincadeiras e sorteio de brindes. Pude perceber o grande interesse das pessoas em levar suas experiências e aprendizados para suas paróquias”.
Rita Rossato, Coordenadora Diocesana da Pastur, destacou a importância das paróquias formarem esse grupo para desenvolver esse trabalho na diocese e continuar evangelizando. “Temos uma Igreja rica e com muita história. Esse encontro foi muito produtivo, pois as pessoas presentes conseguiram aproveitar ao máximo, a fim de desenvolverem o turismo religioso em nossa região".
O 2º Encontro Diocesano da Pastoral do Turismo (Pastur) aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama
Fonte: Portal da Cidade Umuarama com informações da Diocese de Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Diversos eventos movimentam outubro em Umuarama e região com apoio do Estado
29/09/2025 às 09:44
Cavalgada da Independência terá shows e almoço gratuitos em Douradina
04/09/2025 às 14:48
Passeio de Caiaque será uma das novidades da 35ª Pesca à Piapara, em setembro
23/07/2025 às 11:02
Aberta inscrição para especialização na área do turismo com vagas para Umuarama
05/06/2024 às 16:41
Casal de Douradina sobe o Pico Paraná, a montanha mais alta do Sul do país
08/05/2024 às 10:09
Porto Camargo poderá sediar etapa do Campeonato Brasileiro de Pesca Esportiva
07/02/2024 às 09:55