Portal da Cidade Umuarama

Guerreiras

Futsal é para mulher? Jogadoras do Umuarama vencem objeções e provam que sim!

A profissionalização do futsal começa a derrubar barreiras, preconceitos e mostra que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na quadra

Publicado em 18/05/2022 às 18:59
Atualizado em

São poucas associações que têm um time masculino e feminino, aspecto a ser enaltecido em Umuarama (Foto: Rudson de Souza/Portal da Cidade Umuarama)

São 22h12 de quinta-feira, dia 12 de maio, e termina mais um treino noturno do Umuarama Futsal Feminino. A noite, além dos fins de semana, são os únicos períodos em que as atletas conseguem treinar, todas têm que enfrentar uma jornada dupla, dividindo a vida de jogadoras com profissões nos mais diversos ramos de trabalho, evidenciando a peculiar falta de reconhecimento do esporte e, neste caso, do futsal feminino brasileiro.

Apenas R$ 5 mil mensais e o esforço de uma comissão técnica dedicada mantêm o sonho de 15 jovens que levam pela segunda vez o nome de Umuarama para todo o Estado na disputa do Campeonato Paranaense de Futsal. No último ano, o time que atualmente mescla jogadoras de 16 anos a 31 anos, ficou em quarto lugar na competição, perdendo o terceiro lugar na última rodada para o Laranjeiras do Sul.

Guilherme Parro / Supervisor / Umuarama Futsal Feminino

Sonho ao alcance

“É preciso entender que é um trabalho sério que envolve profissionais preparados, categorias de base, e assim o desenvolvimento do esporte local, o que possibilita a essas jogadoras experiência profissional e novos caminhos no futsal. São poucas associações que têm um time masculino e feminino, aspecto a ser enaltecido”.

Guilherme Parro / Supervisor / Umuarama Futsal Feminino

 

O time teve origens no ímpeto da guarda municipal Roberta Lima Niebuhr dos Santos e se chamava Master, e ganhou o apoio fundamental do coordenador das categorias de base da Associação de Futebol de Salão de Umuarama (AFSU), Paulo Vitor Gonzales Debia (Vitinho), morto no acidente com o ônibus do time masculino de futsal em 2021, do técnico Marcos Coltro, o Marcão, e da própria AFSU, que hoje agrega o futsal feminino a sua associação.

Com senso de liderança e bom posicionamento em campo, a fixa Bianca Perez é um sinal que a implantação de um time profissional dá percurso a talentos. Com apenas 16 anos, ela foi destaque nos Jogos Escolares e depois nos Jogos da Juventude e ainda nas categorias de base. A proposta da comissão técnica é preparar ela e outras jovens destaque como Lorenna Turman, 17 anos, para as próximas temporadas com a ajuda das experientes e já campeãs Izabela Cipriano, Nathalia Macedo, Thainara Cosvoski (capitã) e Mickaella Lopes. (Conheça todo o time no fim da reportagem)

Assim como no caso da equipe masculina, as meninas contam com auxiliar técnico, fisioterapeutas e preparador físico, a fim de que o trabalho seja completo e adequado às necessidades de um time que disputa o Campeonato Paranaense.

Jocineia Terassini / Preparadora física / Umuarama Futsal Feminino

Responsabilidade

“Temos uma grande responsabilidade com elas, uma camisa a representar, a atenção é especial com o rendimento físico, força, velocidade e chutes, sem que isso venha a provocar lesões”

Jocineia Terassini / Preparadora física / Umuarama Futsal Feminino

Um dos grandes empecilhos à organização, planejamento e dedicação ao desenvolvimento do Umuarama Futsal Feminino é o apoio financeiro, que ainda é muito necessário. Atualmente, as meninas contam e agradecem o patrocínio da academia Furios Fit, Cardioclin, Casa & Piscina, Destro Materiais de Construção, Fundação Cândido Garcia, Hagap Engenharia Elétrica, Honda Fuji-Moto, Pratik Esportes, Servale Pallets, Sicoob, Smel, TK Acabamentos, Umuprev, Vidro Mais e Zaeli.

Se você não conhece e ficou curioso para conhecer o time de futsal feminino que representa a Capital da Amizade, as guerreiras enfrentam neste sábado (21), às 20h, no Ginásio Municipal Professor Amário Vieira da Costa, o Apucarana. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do ginásio a partir das 18h15 do dia da partida. “O que poucos sabem é que há uma grande rivalidade estadual entre as equipes, então o jogo tem tudo para ser um espetáculo que toda a torcida umuaramense está convocada a assistir neste sábado”, conclui o supervisor.


Umuarama Futsal Feminino


Fonte:

Deixe seu comentário