Portal da Cidade Umuarama

Parceria estratégica

Ernst & Young inicia auditoria das demonstrações financeiras da Unipar

Unipar firma parceria com a terceira maior empresa de consultoria do mundo sobre aprimoramento de processos e controles contábeis

Publicado em 03/05/2024 às 14:47

O objetivo principal da parceria é identificar áreas que possam ser aprimoradas nos controles internos e procedimentos contábeis da universidade. (Foto: Unipar )

A partir desta quinta-feira (2), a Universidade Paranaense iniciou uma parceria estratégica com a renomada empresa de consultoria e auditoria Ernst & Young. As lideranças participaram de uma reunião em Umuarama, organizada pela equipe da Gerência de Controladoria, com a nova contratada, quarta maior empresa do setor no mundo, para conhecerem de perto o trabalho que desenvolverá nas áreas estratégicas.

A Ernst & Young traz consigo uma vasta experiência que será aplicada na auditoria das demonstrações financeiras da Unipar, inicialmente referentes ao ano de 2023. O objetivo principal é identificar áreas que possam ser aprimoradas nos controles internos e procedimentos contábeis da universidade. “Analisaremos se as informações são íntegras, fidedignas e estão demonstradas corretamente. A revisão será feita por especialistas em impostos e demais áreas auditadas”, explica Alexandre Fernandes, sócio da Ernst & Young.

A colaboração dos gestores da Unipar será fundamental para o sucesso do processo, pois o repasse de informações ajudará a entender melhor o ambiente e as práticas de negócio da instituição. Segundo Vinicius Araújo, gerente de controladoria da Unipar, esta é uma oportunidade para aprender com os especialistas e aprimorar as práticas profissionais.

Durante a auditoria, inicialmente, serão coletadas informações essenciais para compreender o funcionamento do negócio, incluindo os processos, a coleta de dados e a operação dos sistemas. Em seguida, serão conduzidas entrevistas com os líderes para avaliar os controles e obter evidências sobre a execução dos processos. Após essa etapa, serão realizados os procedimentos substantivos, que consistem em responder aos riscos identificados, avaliar as evidências e concluir as atividades. Todos os registros serão feitos digitalmente, em um formato que garante a segurança e a clareza dos dados. A parceria com a Ernst & Young será uma jornada contínua de auditoria, seguindo as melhores práticas do mercado educacional.

Fonte:

Deixe seu comentário