Portal da Cidade Umuarama

“Bater o queixo”

Previsão indica frio rigoroso e chuva neste fim de semana em Umuarama

Chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (28) fará com que a temperatura caia bruscamente, segundo Simepar

Publicado em 27/06/2024 às 15:27

Chegada de uma frente fria sexta-feira (28) fará com que temperatura tenha queda brusca (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Até que enfim o frio deve aparecer em Umuarama. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas na aniversariante do mês não devem passar dos 19 graus no fim de semana.

“A baixas temperaturas serão geradas por uma frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas”, disse o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib.

Assim, além do frio, Umuarama também dever ser atingida por chuva no sábado (29). Neste dia a friaca já vai estar presente com temperatura mínima de 11 graus e a máxima de 19 graus. E não fique esperançoso, no domingo a mínima será de apenas 6 graus e a máxima não passe de 19 graus.

Cuidados com a agricultura

O Simepar disponibiliza também, até o final do inverno, previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade (fraca, moderada ou forte) com antecedência de até 72 horas. Avisos são lançados no serviço Alerta Geada, mantido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e disponível nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, site do IDR-Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500.

De acordo com o IDR-Paraná, no caso de geadas é recomendável a proteção das lavouras passíveis de cuidados preventivos no campo e nos viveiros. Os cafeeiros até dois anos devem ser protegidos com palhada (mistura de palha e farelo) ou terra. Os canteiros e estufas de hortaliças em geral necessitam de aquecimento, irrigação ou cobertura. Também devem ser protegidas as mudas recém-plantadas de frutíferas e espécies florestais tropicais. Em caso de forte resfriamento, as granjas de aves e suínos também precisam ser aquecidas.

Fonte:

Deixe seu comentário