Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Umuarama / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Cultura e Arte / Programação Semana Literária - Umuarama
Atualizado


Programação Semana Literária - Umuarama

 


PROGRAMAÇÃO LANÇAMENTO DE LIVROS


 


Dia 18/09 – seg - 19h30


Escritores: Máriam Trierveiler Pereira, Claudio Luiz Mangini, Samuel Ronobo Soares e Lídia Maria Cardia


Local: Salão Social do Sesc


Púbico: adulto


Capacidade de público: 150 pessoas


Inscrições: Sala de Leitura com Vanesa S. da S. Rodrigues


 


 


Livro As aventuras de Téo e Sofia


As crianças são muito curiosas e estão sempre questionando. Para sanar algumas dúvidas, e fazê-las refletir sobre outros assuntos científicos, o Curupira mostra para Téo e Sofia alguns mistérios sobre o planeta Terra e sobre o universo. Esse livro é um fruto do projeto de pesquisa "Produção de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica", de autoria de professores do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama. Uma produção coletiva dos autores Máriam T. Pereira, Cláudio L. Mangini e Samuel R. Soares.


 


Máriam Trierveiler Pereira


Engenheira civil, engenheira de segurança do trabalho, mestre e doutora em engenharia ambiental e docente há mais de quinze anos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná e coordena projetos culturais em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama. É bailaora e professora de dança flamenca, além de produtora artística e diretora da Cia de Dança IFPR Schubert, desde 2010. Influenciada pela mãe jornalista, nas horas vagas é escritora de contos infantis, contos infanto-juvenis e poesias.


 


Cláudio Luiz Mangini


Desenhista Industrial formado pela Universidade Federal do Paraná e também Ilustrador autodidata. Foi proprietário de estúdios de design na capital paranaense durante os anos 1990 e também atuou profissionalmente como Designer de Móveis e de Interiores na cidade de Telêmaco Borba. Possui vários trabalhos de ilustração publicitária e também ilustrou alguns livros. Desde 2010 atua como docente nos cursos de Desenho de Construção Civil, Design de Móveis e de Design de Interiores, no campus Umuarama do Instituto Federal do Paraná.


 


 


Samuel Ronobo Soares


Professor de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Paraná-Campus Umuarama. É formado em Letras, Mestre e Doutor em Literatura. Trabalha com produção literária japonesa (mangá e light novel) e gosta de ler poesias. Gosta de ler contos de autores brasileiros e, nas horas vagas, também se aventura escrevendo contos. 


 


 


 


 


 


Livro  Apenas um minuto


A obra Apenas um minuto compartilha poemas e poesias a Deus, aos namorados apaixonados, aos que amargam desilusões , as crianças, mães, pais, mendigos, aos que sonham, aos que tem fé e aos que buscam por ela.


 


 


Lídia Maria Cardia


Nasceu no estado de São Paulo, na cidade de Presidente Prudente. Atualmente reside em Umuarama e cursa o terceiro ano de Pedagogia na Universidade Paranaense.


 


 


PROGRAMAÇÃO MESA REDONDA


 


Dia 19/09 – ter – 10h00 e 14h00


Bate-papo literário infantojuvenil: Literatura e Interfaces com outras linguagens artísticas com Gustavo Rosseb


Local: Salão Social do Sesc


Púbico: Infanto-juvenil


Capacidade de público: 80 pessoas


Classificação: 14 anos


Inscrição Gratuita: 44 3623 8055 – Vanesa Rodrigues


 


 


Bate-papo: Literatura e Interfaces com outras linguagens artísticas com Gustavo Rosseb


“O mundo é rápido. Um segundo e tudo se modifica. A literatura nada mais é que uma expressão. Um trecho de algo maior. Se vista em uma árvore genealógica, ela deriva de sua mãe, a arte.” “A expressão é livre como a água, moldando-se e remodelando-se com uma única lei: seguir o fluxo. Sendo assim, o diálogo da literatura com outras frentes artísticas é natural.” O autor contará como coletou causos ao longo do país e os eternizou na literatura moderna. Como a linguagem de cinema e a fluidez da música contribuíram para a velocidade e o clima dos livros. Como a internet fez tudo se tornar real e ajuda a estender os braços das Aventuras de Tibor Lobato por todo o país. Seja em forma de livro, áudio livro, cinema, música e etc.


 


Gustavo Rosseb (SP)


Ingressou na literatura com O Oitavo Vilarejo, primeiro volume da série As Aventuras de Tibor Lobato. Alguns jornais compararam o livro às séries Harry Potter e Desventuras em Série, cujas abrangências são mundiais. Foi idealizador do Projeto Escute um Livro, custeado via financiamento coletivo, que visou transformar esse primeiro volume em mil audiolivros para doar para crianças cegas. Gustavo é vocalista e compositor do Capela, banda de música brasileira que tem conquistado um bom caminho no ramo da música independente, com três discos lançados, Música de Cabeceira (2012), Sangue Novo (2015) e Gigante (2016), a banda já foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum Independente com o primeiro disco. Também participou do Breakout Brasil, um reality do canal Sony, e tocou no palco Sunset do Rock in Rio 2015 e no SXSW em Austin no Texas. Formado em Rádio e TV, o escritor e músico também é roteirista e designer e, desenvolve a adaptação de seu primeiro livro para o cinema. A Guardiã de Muiraquitãs é o segundo livro da série As Aventuras de Tibor Lobato e o mais recente trabalho de Gustavo Rosseb, que está às vésperas de lançar a terceira e última parte da saga.


Dia 19/09 – ter – 10h00 e 14h00


Bate-papo literário infantojuvenil: Apresentação de histórias infantis e bate papo sobre a produção literária com Vanessa Meriqui (SP)


Local: Biblioteca do Sesc


Púbico: Infanto-juvenil


Capacidade de público: 40 pessoas


Classificação: 14 anos


Inscrição Gratuita: 44 3623 8055 – Vanesa Rodrigues


 


Apresentação de histórias infantis e bate papo sobre a produção literária


A autora fará uma trajetória pelos livros já publicados e apresentará o “Encontro com a Escritora”, na qual a proposta é um bate-papo animado com as crianças (que geralmente acreditam que escritores já morreram), quando, além de contar histórias dos seus livros, a escritora discute vários aspectos da produção editorial e industrial de um livro.


 


Vanessa Meriqui (SP)


Escritora de livros infantis, contadora de histórias, jornalista e atriz. É pós-graduada na A Arte de Contar Histórias, Abordagens Poética, Literária e Performática e pesquisadora em Literatura Infantil. Como escritora, tem seus livros adotados em diversas instituições de ensino. A partir desse trabalho, faz encontros entre autora e alunos, com uma oficina de estímulo à leitura e produção literária. Ministra aulas em diferentes unidades do Senac de São Paulo e Paraná, para professores e pedagogos sobre A Arte de Contar Histórias. É capacitadora na Associação Viva e Deixe Viver, na Fundação Abrinq, Instituto Ethos e FDE.


 


PROGRAMAÇÃO UM ESCRITOR NA BIBLIOTECA


 


Dia 20/09 - às 09h30 – 10h30 – 14h30 e 15h30


Escritorores: Valter Mateus Quirino Vidigal e Samuel Ronobo Soares


Tema: Cultura Pop Japonesa: mangás e animes


Local: Sala de Leitura


Púbico: Adolescentes


Capacidade de público: 30 pessoas


Inscrição Gratuita: 44 3623 8055 – Vanesa Rodrigues


 


Dia 21/09 - às 09h30 – 10h30 – 14h30 e 15h30


Escritora Lídia Maria Cardia.


Tema: O processo de criação da obraApenas um minuto


Local: Sala de Leitura


Púbico: Infantojuvenil


Capacidade de público: 30 pessoas


Inscrição Gratuita: 44 3623 8055 – Vanesa Rodrigues


 


Dia 22/09 - às 09h30 – 10h30 – 14h30 e 15h30


Escritora Máriam Trierveiler Pereira


Tema: O processo de criação da obraAs aventuras de Téo e Sofia


Local: Sala de Leitura


Púbico: Adolescentes


Capacidade de público: 30 pessoas


Inscrição Gratuita: 44 3623 8055 – Vanesa Rodrigues


 


 


PROGRAMAÇÃO ESPETÁCULOS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS


 


Dia 18/09 (seg ) - às 09h00 – 10h00 – 14h00 e 15h00


Espetáculo: Em Cada Nota Um Conto com a Cia Risologistas


Local: Ginásio do Sesc


Púbico: Infantil


Capacidade de público: 200 pessoas


Inscrição: Sala de Leitura – Vanesa Rodrigues


 


Sinopse


O espetáculo transita e homenageia grandes autores da literatura brasileira, de uma forma que a criança e o adolescente se interessem pela linguagem literária e busque se aprofundar na riqueza de novos contos.  O enredo do espetáculo é guiado pela música que tem como objetivo preencher as atuações e cada cena, respeitando os períodos de cada conto e o espaço histórico e social de cada época. Utilizando de algumas das principais obras da literatura, o espetáculo mistura plataformas de Drummond, Mário de Andrade, Lygia Telles, Graciliano Ramos, Adélia Prado e outros. Essa simbiose literária, adaptada pelo Professor Alfredo Cruz, é desenvolvida na linguagem e no fazer artístico, que desperta ações catárticas do espectador, sabendo que está em um período de desenvolvimento de aprendizagem e da capacidade de modificar o meio.


 


Cia Risologistas


O Grupo teatral Cia Risologistas de Cascavel, surgiu em 2007 e tem uma pesquisa que busca novas linguagens para o circo – teatro e desenvolve um trabalho social em várias instituições, atendendo inclusive em hospitais levando a arte de palhaço para pessoas e crianças carentes de alegria. Um dos principais projetos que o grupo desenvolve é “Socializando o Riso”, um projeto sócio artístico que visa a democratização e a difusão da arte por meio de espetáculos circenses, performances e oficinas em 25 bairros carentes no estado do Paraná. Além disso, o projeto faz parte do trabalho de desenvolvimento humanitário da companhia, sendo assim, além de apresentações cênicas o projeto visa visitar 50 postos de atendimentos e hospitais em todo o projeto.


 


 


Dia 19/09 (ter ) - às 09h00 – 10h00 – 13h30 e 14h30


Espetáculo: A definir


Grupoo: a definir


Local: Ginásio do Sesc


Púbico: Infantil


Capacidade de público: 200 pessoas


Inscrição: Sala de Leitura – Vanesa Rodrigues


 


 


20/09 (qua) – 09h00 – 10h00 – 14h00 e 15h00


Espetáculo A Abóbora Menina com cia Kiwi de Jaqueta


Local: Ginásio do Sesc


Púbico: Infanto-juvenil


Capacidade de público: 200 pessoas


Inscrição: Sala de Leitura – Vanesa Rodrigues


 


Espetáculo A Abóbora Menina


O espetáculo A Abóbora Menina foi inspirado no conto homônimo, disponível no site Domínio Público no livro “Histórias que acabam aqui”, escrito pela professora portuguesa Maria Teresa Lopes.


Esta contação convida o público a mergulhar na delicada e poética história de uma abóbora que – após conhecer uma borboleta – sente um imenso desejo de ter asas e voar aos céus junto com sua nova amiga. No espetáculo, as atrizes utilizam de música, de brincadeiras e interação com a plateia e trazem para a cena o universo rústico do quintal de Mestre Crisolindo.


 


Cia Kiwi de Jaqueta


A Companhia Kiwi de Jaqueta surgiu em 2014, a partir do encontro das atrizes Camila Lins França e Laís Marques no projeto Gastubinho, produção de Chistiane Ishii, que circulou com apresentações nas escolas municipais para informar e conscientizar a comunidade acerca do desenvolvimento de uma cultura sustentável.


 


21/09 (qui) – 09h00 – 10h00 – 14h00 e 15h00


Espetáculo O Fantástico Carrinho  que Conta Histórias com Danilo Furlan


Local: Ginásio do Sesc


Púbico: Infanto-juvenil


Capacidade de público: 200 pessoas


Inscrição: Sala de Leitura – Vanesa Rodrigues


 


Espetáculo O Fantástico Carrinho que Conta Histórias  


O Espetáculo começa como todo Livro, com uma página em branco, e aos poucos vai envolvendo seus expectadores em cores, cenários e pequenas surpresas. Um homem e seu fantástico carrinho carregam histórias de monstros que vivem em florestas e de monstros que vivem embaixo de camas, de galinha apaixonada que só pensa em agradar seu grande amor, de um cão que vive na rua e por onde passa só ouve dizerem: “Sai, pra lá Vira Lata” entre outras tantas histórias que podem sair do seu carrinho para encantar, colorir e alegrar a vida de seus expectadores.


 


.


Danilo Furlan


Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), bonequeiro, contador de histórias, diretor da Cia Manipulando Teatro de Animação e produtor de eventos nestas áreas. Atuou em mais de dez espetáculos como manipulador de bonecos e contador de histórias. Sua carreira teve início em 1997 e já o levou a participar de festivais importantes, como o Filo (Londrina), o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba e a Feira do Livro de Porto Alegre, entre outros.


 


 


Dia 22/09 (sex) - 09h00 – 10h00 – 14h00 e 15h00


Espetáculo: O que Conta um Conto com a Cia Teatro Solagasta


Local: Ginásio do Sesc


Púbico: Infanto-juvenil


Capacidade de público: 30 pessoas


Inscrição: Sala de Leitura – Vanesa Rodrigues


 


Espetáculo O que Conta um Conto


O personagem Pereirinha está na estrada e, com ele, sua encantadora Mala Mágica que porta histórias dos quatro cantos do mundo. Por cada lugar que passa, por cada grupo de pessoas que encontra, a Mala revela qual história deve ser contada. São aventuras de trolls, dragões, princesas e outros curiosos personagens que mexem com o imaginário do público e o leva, na atmosfera do encantamento, a reflexões do seu dia a dia.  Entre as histórias da contação, está “O lenhador e o troll”, situada na temática socioambiental – uma das discussões imprescindíveis ao processo formativo das crianças.


 


Cia Teatro Solagasta


O Sola Gasta é uma companhia independente criada com o objetivo de pesquisar e criar uma linguagem teatral inspirada nas companhias de circo-teatro que movimentaram a circulação de espetáculos pelo interior do Brasil, desde a década de 50. O grupo desenvolveu ao longo dos anos, uma linguagem própria fundamentado em estudos, pesquisas de campo com a realização de espetáculos em localidades inusitadas, o que confere aos trabalhos uma característica própria e inédita


 


 


programação Oficinas Infantis


 


18/09 a 22/09 – 09h30, 10h30, 14h30 e 15h30


Local: Unidade SESC Umuarama.


Público: Estudantes


Entrada franca – necessário agendamento prévio.


 


 


Oficina “Era uma vez um Caminhão Encantado”


Proporcionar uma vivência do reencantamento da infância, a partir de uma biblioteca móvel, repleta de sonhos literários, em que os participantes poderão fazer uma grande viagem pelo repertório de histórias e músicas brasileiras que representam a identidade nacional.


 


 


Oficina “Música e Poesia”


Proporcionar uma vivência harmônica, a partir de músicas do cancioneiro nacional a possibilitar uma descoberta de sons extraídos de lugares inusitados.


 


 


Venda de Livros


Comercialização de livros de todos os gêneros e para todas as faixas etárias


Livrarias participantes


Livraria Paraná


 


 



Fonte: https://www.google.com.br/search?q=semana+liter%C3%A1ria+2017+sesc&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjjqYirj6DWAhVFjZ

Deixe seu comentário

Você está em Umuarama / PR
Umuarama
Unidade Umuarama, PR


Portal da Cidade Umuarama LTDA - 23.324.583/0001-01
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®