Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Umuarama / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Etiqueta e Boas Maneiras / Dicas de etiqueta em e-mails para corretores de imóveis
Atualizado


Dicas de etiqueta em e-mails para corretores de imóveis

By Mercado Imobiliário -8 de maio de 2015


Fonte: MestreImobi


 


Falar além da medida, falar muito alto, gargalhadas fora de contexto e piadinhas impertinentes. Se isto ocorre no seu salão de vendas, cuide-se: pode ocorrer também na Internet e nos e-mails trocados internamente na imobiliária. O que vale na sua comunicação dentro da imobiliária é o bom senso, onde se respeita o espaço individual dos demais, as diferentes opiniões e o ambiente profissional.


Tudo isto para preservar a boa convivência entre os corretores de imóveis que, naturalmente, já estão em um espaço competitivo. Logo, evitar os excessos e manter a cordialidade, parceria e amizade são vitais, mas isto só se consegue através de auto-avaliação e respeito mútuo (que deve ser pró-ativo, sem esperar que outro o seja primeiro).


Por isto separamos aqui algumas regras para você ser um corretor nota 10 quando se comunica com gestores, clientes, colegas corretores, secretárias, jurídico, etc. As dicas são para e-mails, mas podem ser levadas para redes sociais profissionais, como o Linkedin. E estas podem, e devem ter um paralelo traçado no mundo off-line do aperto de mão, abraço e olho no olho.


E-mails internos na imobiliária ou construtora


Uma coisa que acontece muito no mundo profissional: e-mails enviados para toda a empresa que viram debates sem fim e que mexe com o clima interno. Além de desnecessário, você pode estar abalando toda a estrutura humana da imobiliária com um simples e-mail reclamando dos copinhos sujos ao lado da máquina de café, por exemplo.


·         Se for de interesse informar a todos da sua equipe sobre algo, adicione os e-mails em cópia oculta para que todos recebam, mas que não possam “responder para todos”. Assim o e-mail não vira um debate que faz todos perderem tempo.


·         Se o objetivo é discutir um tema por e-mail adicione somente pessoas que poderão agregar algo àquele assunto. Caso necessite de um grande grupo, marque uma reunião e reúna esta equipe em uma sala para discutirem isto em 30 minutos ou 1 hora. É melhor que todos perderem tempo redigindo ideias mirabolantes que foram invalidadas na segunda linha.


·         Não copie seu gerente, diretores ou coordenadores em todos os e-mails, eles recebem muitos por dia e se o assunto pudesse ser resolvido por você, o seu e-mail será meramente um estorvo no dia, uma preocupação a mais e, certamente, contará pontos negativos na sua avaliação.


·         Não envie e-mails que não sejam de interesse real de quem o receberia. Nisto está incluso, principalmente, correntes religiosas ou políticas, piadas ofensivas, fotos obscenas, etc. Pode parecer “legal” passar adiante, mas você vai tirar o foco da outra pessoa com assuntos não relacionados ao ambiente profissional.


·         Os bons e velhos “muito obrigado”, “por favor”, “desculpe”, “bom dia”, “olá”, “abraços”, “conte comigo” e “atenciosamente” fazem toda a diferença. Seja sempre cordial e parceiro de seus colegas.


E-mails para clientes, leads ou prospects


Pecar na comunicação com o seu cliente é péssimo. Uma vez que você perde a confiança dele a recuperação é complicada ou, dependendo do erro, irreversível.


·         Nunca envie um e-mail escrito completamente ou abuse do uso de caixa alta. Além de visualmente terrível, É DESCONFORTÁVEL LER ALGO ASSIM. ONDE VOCÊ NEM PERCEBE ONDE COMEÇA OU TERMINA A FRASE. Em resumo, não o faça jamais!


·         O campo “assunto” precisa ser claro e objetivo para que o seu conteúdo seja identificável. Sempre seja coerente entre o assunto e o conteúdo do e-mail.


·         Cordialidade aqui é ouro, mas não abuse e nem tente forçar a barra com “minha querida”, “meu amigo”, etc.


·         Se necessitar destacar uma informação o faça após escrever o e-mail por inteiro. Assim vai visualizar o e-mail e ponderar no uso de negrito, itálico ou cores diferentes.


·         Não faça do seu e-mail um carnaval de cores, se a fonte está em preto, use um tom de azul, verde, vermelho que seja um tom pouco mais escuro que a cor pura. Assim evita um destaque exagerado com cores vibrantes demais.


·         Como corretor de imóveis, você precisa informar seu CRECI na sua assinatura de e-mail. Se não possui CRECI, corra para uma escola de TTI, pois exercer a profissão clandestinamente é crime.


 




Com carinho Luci Cabreli


 


 


 


 



Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:30c-ss_9QhUJ:www.publicidadeimobiliaria.com/2015/05/dicas-de-etique

Deixe seu comentário

Você está em Umuarama / PR
Umuarama
Unidade Umuarama, PR


Portal da Cidade Umuarama LTDA - 23.324.583/0001-01
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®