Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Umuarama / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Psicologia / Minha casa interior, Meu retrato: Quem é o culpado?
Atualizado


Minha casa interior, Meu retrato: Quem é o culpado?

Texto: Psicóloga: Marta Santos de Oliveira.


 Foto: Marta Santos de Oliveira.


Quando o comportamento de uma pessoa nos agride, ou nos incomoda em sua forma de pensar, agir e falar; geralmente costumamos expressar aquilo que o outro nos fez sentir, como se o outro fosse o culpado!


Em se tratando dos relacionamentos; fiquei pensando na mesma situação quando o que pensamos e desejamos não acontece; ou o que não desejamos acaba acontecendo; como seria o nosso comportamento? Tipo; o outro chegou e "furou" a minha bola; mexeu nos meus pertences; Por exemplo, algo não aconteceu como esperávamos qual seria nossa reação? Encontrar o culpado?  Ou entender melhor para sofrer menos?


 


Se pararmos para pensar podemos refletir sobre esse comportamento de forma realista e profunda olhando quais as mensagens que de forma direta ou indireta estou passando para o outro e para mim mesmo?   Quais informações e sentimentos me faz pensar que o outro pode ser o culpado de como “Eu” me sinto?  


Será que pela forma como eu me "sinto”, o "outro” é o responsável por eu me "sentir assim”? Ou será que esse "outro” ensinou algo que eu precisasse “olhar, cuidar” para aprender nesse momento?


Na verdade vale a pena sempre olhar para o aprendizado com olhar de desenvolvimento emocional e racional, afinal estamos em processo de evolução sempre e “Minha casa interior parece mostrar com clareza meu retrato”:


Pensar quais foram minhas necessidades para dar a esta pessoa tal poder, pode ser uma das maneiras de se encontrar respostas valiosas! Quando e onde entreguei meu poder de autoestima para o outro comandar? Será que alguém tem essa capacidade sobre minha vida? Como vai minha casa interior?  


 E para finalizar; O que pensa sobre esta frase: “Quanto pior as pessoas com as quais eu convivo; melhor será para meu aprendizado".


                                                                                                 Com carinho deixo meu abraço!


 


Psicóloga: Marta Santos de Oliveira.


                                                             CRP. 08 8382


 


                                                              Clínica CAPHE.                       


                                Atendimento Infantil, Adolescentes, Adultos e Casais,


                                                                                    Constelação FAMILIAR individual e grupo. Orientação Vocacional,                              Orientação para casais e Avaliação para cirurgia Bariátrica.   


                                      (44)3622 7638 - (44)9967 0337 - (44)9968 2459.


 


 



Fonte: texto e foto Marta Santos de Oliveira

Deixe seu comentário

Você está em Umuarama / PR
Umuarama
Unidade Umuarama, PR


Portal da Cidade Umuarama LTDA - 23.324.583/0001-01
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®